No campo educacional, o uso de recursos para aprimorar o ensino-aprendizagem tornou-se essencial, especialmente com o advento da Internet e das tecnologias da informação. Este trabalho teve como objetivo geral utilizar o aplicativo Map Maker no ensino médio para mapear e identificar pontos comerciais e residenciais na área urbana de Coroatá-MA. As atividades foram realizadas no Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho com alunos do ensino médio, os estudantes passaram por uma revisão teórica sobre coordenadas geográficas e GPS, seguida de treinamento prático. Utilizando imagens de satélite do Google Satélite, os estudantes marcaram pontos de interesse como farmácias, mercados, barbearias, lanchonetes, salões de beleza e traçaram rotas urbanas, nomeando as ruas. Essa abordagem prática não só reforçou o conhecimento teórico dos discentes, mas também destacou o potencial educativo do Map Maker para a comunidade escolar. A aplicação de metodologias alternativas e ferramentas tecnológicas em sala de aula aprofundou o entendimento dos estudantes sobre expansão urbana, aplicando na prática conceitos de geografia como localização, orientação e urbanismo. A integração de tecnologias não apenas dinamizou o aprendizado, como também preparou os estudantes para enfrentar desafios digitais futuros. A metodologia inovadora promoveu uma educação personalizada, capacitando os alunos a contribuírem para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, incluindo a marcação de pontos específicos, identificação e desenho de linhas de vias urbanas e quadras. O uso do Map Maker exemplificou como a educação pôde adaptar-se às exigências contemporâneas das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), preparando os jovens para enfrentar os desafios presentes e futuros de forma consciente e ativa na sociedade.