Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CALCULADORA DE MATERIAL MANIPULÁVEL COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CARIRI OESTE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113954
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7243
    "inscrito_id" => 14222
    "titulo" => "A CALCULADORA DE MATERIAL MANIPULÁVEL COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CARIRI OESTE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "presente relato, retrata o uso da calculadora de material manipulável como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, nas escolas das redes pública das cidades de: Campos Sales, Salitre, Araripe no Estado do Ceará e no município de Fronteiras PI. O referido trabalho foi desenvolvido nas séries iniciais de ensino entre o 1º ao 5º ano do Fundamental I. A escolha acontece por conta dos anos inicias serem a base para a formação do estudante, visto a dificuldade que os discentes têm para compreender a ciência matemática. O uso da calculadora é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, sendo essencial para a resolução de problemas matemáticos no âmbito escolar e no dia a dia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (BRASIL, 1997) destacam a importância do manuseio da calculadora, visto que a mesma é uma ferramenta popular, com o custo benefício muito baixo, e que está inserido na nossa sociedade (LORENTE,2020, P.2). A partir do período de experiência vivenciado nas instituições de Ensino, podemos perceber a dificuldade que muitos discentes têm para utilizar e compreender a calculadora manipulável. Outro ponto importante é ressaltar que muitos professores, não tem a formação para manusear a calculadora, sendo ainda uma barreira nas atividades feitas com a utilização do instrumento e com isso, acaba sendo uma dificuldade de ampliar o conhecimento matemático dos jovens estudantes.Os resultados foram analisados no decorrer do ano, a partir das avaliações do primeiro e segundo bimestre, observando a melhoria significativa da aprendizagem após o inicio do uso da calculadora de material manipulável nas aulas de matemática. Por fim foram desenvolvidas oficinas para otimizar o uso do instrumento, tanto para professores e alunos das redes de ensino, compreendo a importância da calculadora manipulável no cotidiano e na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14222_TB7243_10062024215833.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILEIDE OLIVEIRA DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "MILEIDE"
    "autor_email" => "mileide.sena1010@urca.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113954
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7243
    "inscrito_id" => 14222
    "titulo" => "A CALCULADORA DE MATERIAL MANIPULÁVEL COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CARIRI OESTE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "presente relato, retrata o uso da calculadora de material manipulável como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, nas escolas das redes pública das cidades de: Campos Sales, Salitre, Araripe no Estado do Ceará e no município de Fronteiras PI. O referido trabalho foi desenvolvido nas séries iniciais de ensino entre o 1º ao 5º ano do Fundamental I. A escolha acontece por conta dos anos inicias serem a base para a formação do estudante, visto a dificuldade que os discentes têm para compreender a ciência matemática. O uso da calculadora é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, sendo essencial para a resolução de problemas matemáticos no âmbito escolar e no dia a dia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (BRASIL, 1997) destacam a importância do manuseio da calculadora, visto que a mesma é uma ferramenta popular, com o custo benefício muito baixo, e que está inserido na nossa sociedade (LORENTE,2020, P.2). A partir do período de experiência vivenciado nas instituições de Ensino, podemos perceber a dificuldade que muitos discentes têm para utilizar e compreender a calculadora manipulável. Outro ponto importante é ressaltar que muitos professores, não tem a formação para manusear a calculadora, sendo ainda uma barreira nas atividades feitas com a utilização do instrumento e com isso, acaba sendo uma dificuldade de ampliar o conhecimento matemático dos jovens estudantes.Os resultados foram analisados no decorrer do ano, a partir das avaliações do primeiro e segundo bimestre, observando a melhoria significativa da aprendizagem após o inicio do uso da calculadora de material manipulável nas aulas de matemática. Por fim foram desenvolvidas oficinas para otimizar o uso do instrumento, tanto para professores e alunos das redes de ensino, compreendo a importância da calculadora manipulável no cotidiano e na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14222_TB7243_10062024215833.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILEIDE OLIVEIRA DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "MILEIDE"
    "autor_email" => "mileide.sena1010@urca.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

presente relato, retrata o uso da calculadora de material manipulável como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, nas escolas das redes pública das cidades de: Campos Sales, Salitre, Araripe no Estado do Ceará e no município de Fronteiras PI. O referido trabalho foi desenvolvido nas séries iniciais de ensino entre o 1º ao 5º ano do Fundamental I. A escolha acontece por conta dos anos inicias serem a base para a formação do estudante, visto a dificuldade que os discentes têm para compreender a ciência matemática. O uso da calculadora é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, sendo essencial para a resolução de problemas matemáticos no âmbito escolar e no dia a dia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (BRASIL, 1997) destacam a importância do manuseio da calculadora, visto que a mesma é uma ferramenta popular, com o custo benefício muito baixo, e que está inserido na nossa sociedade (LORENTE,2020, P.2). A partir do período de experiência vivenciado nas instituições de Ensino, podemos perceber a dificuldade que muitos discentes têm para utilizar e compreender a calculadora manipulável. Outro ponto importante é ressaltar que muitos professores, não tem a formação para manusear a calculadora, sendo ainda uma barreira nas atividades feitas com a utilização do instrumento e com isso, acaba sendo uma dificuldade de ampliar o conhecimento matemático dos jovens estudantes.Os resultados foram analisados no decorrer do ano, a partir das avaliações do primeiro e segundo bimestre, observando a melhoria significativa da aprendizagem após o inicio do uso da calculadora de material manipulável nas aulas de matemática. Por fim foram desenvolvidas oficinas para otimizar o uso do instrumento, tanto para professores e alunos das redes de ensino, compreendo a importância da calculadora manipulável no cotidiano e na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.