presente relato, retrata o uso da calculadora de material manipulável como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, nas escolas das redes pública das cidades de: Campos Sales, Salitre, Araripe no Estado do Ceará e no município de Fronteiras PI. O referido trabalho foi desenvolvido nas séries iniciais de ensino entre o 1º ao 5º ano do Fundamental I. A escolha acontece por conta dos anos inicias serem a base para a formação do estudante, visto a dificuldade que os discentes têm para compreender a ciência matemática. O uso da calculadora é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, sendo essencial para a resolução de problemas matemáticos no âmbito escolar e no dia a dia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (BRASIL, 1997) destacam a importância do manuseio da calculadora, visto que a mesma é uma ferramenta popular, com o custo benefício muito baixo, e que está inserido na nossa sociedade (LORENTE,2020, P.2). A partir do período de experiência vivenciado nas instituições de Ensino, podemos perceber a dificuldade que muitos discentes têm para utilizar e compreender a calculadora manipulável. Outro ponto importante é ressaltar que muitos professores, não tem a formação para manusear a calculadora, sendo ainda uma barreira nas atividades feitas com a utilização do instrumento e com isso, acaba sendo uma dificuldade de ampliar o conhecimento matemático dos jovens estudantes.Os resultados foram analisados no decorrer do ano, a partir das avaliações do primeiro e segundo bimestre, observando a melhoria significativa da aprendizagem após o inicio do uso da calculadora de material manipulável nas aulas de matemática. Por fim foram desenvolvidas oficinas para otimizar o uso do instrumento, tanto para professores e alunos das redes de ensino, compreendo a importância da calculadora manipulável no cotidiano e na sociedade.