O presente estudo apresenta uma análise sobre o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – Alfabetização (SPAECE – Alfa) e sua ligação com a política de responsabilização (accountability), no qual o resultado desta avaliação externa é apresentado como processo afirmativo que qualifica os alunos do 2º ano dos anos iniciais como alfabetizados ou não. O resultado, porém, de uma avaliação de larga escala não pode ser unânime para a avaliação da aprendizagem, pois há diversos fatores no processo educativo. Os professores que atuam nessas turmas são verdadeiros alvos para um resultado positivo no ranking estadual, estabelecendo assim um ambiente competitivo e de metas a cumprir. A pesquisa é de carater bibliográfico com referencial sobre avaliação educacional de Vianna (2000) e Luckesi (2011); autores que estudam a política de responsabilização como Brooke (2008) e Cardoso, Melo e Pessoa (2020) e leituras acerca do SPAECE-Alfa. Realizou-se uma entrevista com 3 professores de diferentes municipios do Estado do Ceará para analisar suas percepções acerca do sistema avaliativo e sua participação nos resultados obtidos. Conclui-se que o SPAECE-Alfa é uma política de responsabilização que visa aferir a qualidade do ensino mediante a prova aplicada e, tornou-se atividade principal das propostas pedagógicas dentro das escolas com o intuito de alcançarem metas e premiações.