Entende-se por formação continuada um processo perene de aprimoramento e aprofundamento de conhecimentos, teóricos e práticos, a partir de leituras e reflexões críticas sobre o agir docente, possibilitando a melhoria do ensino/aprendizagem em determinado nível de aprendizagem.O presente artigo tem por objetivo geral analisar o processo de didatização, realizado por uma professora de Educação Básica, durante um curso de formação continuada. Os objetivos específicos são descrever o processo de elaboração das atividades organizadas em Sequência Didática - SD, realizadas por uma professora da Educação Básica, e discutir a SD como ferramenta de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para a realização deste trabalho, adotou-se a pesquisa qualitativa, do tipo documental, cujos dados foram obtidos a partir das atividades de sala de aula da professora pesquisada. Esta pesquisa está fundamentada em Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Araújo (2014), Barros (2001), Ghedin (2009), Lopes (2005), Oliveira (2010), Pimenta e Lima (2004), entre outros, através do quais se identificou que a formação continuada para professores da Educação Básica depende do planejando de atividades, do conhecimento sobre o que e como fazer a SD,assim como do desejo e aceitação de ressignifica a prática.