A pesquisa teve como objetivo estudar a aplicação dos jogos de dama no Ensino Fundamental, como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento e sua importância no processo de ensino- aprendizagem no âmbito escolar. Este estudo é um relato de experiência do projeto de utilização da dama, como componente curricular de uma escola com crianças do 1º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada na zona rural do município de Monção - MA. A metodologia foi construída por meio de várias etapas: primeiramente a apresentação do jogo de damas aos alunos, a seguir a confecção dos materiais, logo após a prática do jogo em duplas, culminando em uma competição de Damas em ambiente escolar. Os sujeitos envolvidos foram 09 professores e 85 alunos. Os resultados mostraram que a forma lúdica utilizada, tornou a aprendizagem significativa, eficaz e de qualidade, promovendo uma melhor concentração dos alunos nas atividades realizadas em outras disciplinas, além de aperfeiçoar o desempenho escolar dessas crianças. Além disso, observou-se um aumento na interação social entre os alunos, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico, que são habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes. A prática do jogo de damas revelou-se, portanto, uma ferramenta pedagógica valiosa no contexto educacional.