A educação é um campo dinâmico e em constante evolução, especialmente quando consideramos o impacto das tecnologias na prática educativa. Nesta revisão narrativa, exploraremos as ideias de dois renomados teóricos da educação: Paulo Freire e Seymour Papert, e como suas perspectivas se relacionam com a experiência educativa no Avanti Bootcamp. Nosso objetivo é analisar como esses pensadores influenciam a formação de novos profissionais em tecnologias estratégicas, considerando a práxis educativa proposta por Freire e o modelo de escola defendido por Papert. Paulo Freire, um dos mais influentes educadores do século XX, defendia uma pedagogia crítica e libertadora. Sua obra “Pedagogia do Oprimido” ressalta a importância da conscientização e da transformação social por meio da educação. No contexto do Avanti Bootcamp, essa abordagem se reflete na ênfase à práxis educativa, em que a teoria e a prática estão intrinsecamente ligadas. Seymour Papert, matemático e pioneiro na aplicação da tecnologia à educação, desenvolveu a teoria do construcionismo. Ele acreditava que os alunos aprendem melhor quando estão envolvidos em projetos significativos e criativos. Cursos no formato bootcamp representam um modelo de ensino em formato intensivo, cujo o principal propósito é desenvolver habilidades e competências de profissionais no menor tempo possível. Trazemos essa perspectiva com base na abordagem prática e na ênfase à resolução de problemas. Dessa maneira nos aprofundamos na relação das obras dos autores supracitados com a experiência Avanti bootcamp, evidenciando práticas e limites, buscando assim uma maior compreensão desta relação e a qualificação da experiência de ensino no formato de bootcamps. Formações no modelo Bootcamp, apesar de já ter um grande espaço no mercado, ainda são pouco exploradas na bibliografia, porém são cada vez mais frequentes na educação profissional e tecnológica. Dessa maneira, entendemos como importante refletirmos acerca de suas características e práticas à luz destes autores.