O artigo traz ao debate as políticas públicas voltadas a educação que ampliam a jornada de estudo nas escolas públicas dos municípios cearenses. Este tem como intuito discutir a relevância da implantação e operacionalização do ensino em tempo integral em escolas do ensino fundamental. Assim como a importância da política pública citada para a contribuição da melhoria do desempenho dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Também o impacto desta para redução de crianças e adolescentes em situação de insegurança alimentar visto que estes têm a possibilidade de fazer três refeições durante o período que estiverem na escola. Por meio do estudo bibliográfico, foi possível perceber que a ampliação da carga-horária dos estudos para os alunos de escolas públicas é um fator favorável para o bom desenvolvimento educacional dos jovens. Assim como ocorreu com as escolas profissionalizantes no estado do Ceará, a ampliação dos horários de estudos possibilitara grandes avanços para os alunos e para a rede estadual de ensino. Logo os autores apontam avanços futuros com a ampliação das horas destinadas ao ensino em tempo integral para turmas do ensino fundamental anos finais. Apesar de ser uma nova política pública há pontos a serem melhorados, como mostras os autores, principalmente a respeito da adequação do espaço escolar à execução das atividades escolares, seja a infraestrutura, equipamento ou mesmo a adequação do currículo voltado as eletivas, este necessita ter a identidade da comunidade local e escolar. É necessário discutir e produzir materiais que possam contribuir para a melhoria e o desenvolvimento de boas práticas voltadas ao ensino em tempo integral.