O QUE DIZEM E SENTEM OS/AS JOVENS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO
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O objetivo deste resumo é apresentar e discutir como os jovens percebem e refletem os desdobramentos do novo Ensino Médio na sua formação ampla/geral no cotidiano escolar. A pesquisa tem sido realizada a partir de uma abordagem qualitativa, com a utilização de técnicas como observação na escola e na rotina pedagógica dos/as jovens, entrevistas e rodas de discussões. Para compreender os jovens como sujeitos múltiplos e a juventude enquanto categoria sociológica, historicamente inventa e constituída a partir de diversas camadas (gênero, étnica, sexual, territorial, econômica, cultural e política), realizamos estudos nos trabalhos de Pais (2003), Dayrell (2007), Groppo (2000), Sales (2005). No debate sobre o Ensino Médio, temos nos debruçado nos trabalhos de Silva (2016) e Barbosa (2021, 2022). Os resultados parciais revelam que para os estudantes o ser jovem está relacionado a cobranças e pressões. 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