A FORMAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: DIÁLOGOS E CONFLITOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110555 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2383 "inscrito_id" => 10774 "titulo" => "A FORMAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: DIÁLOGOS E CONFLITOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "O estudo apresentado tem por objetivo identificar e compreender quais são os distanciamentos e aproximações entre a formação integral e a formação por competências na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com uma proposta de análise e intervenção que foca no Ensino Médio Integrado (EMI). Para tanto, nos sustentamos em uma discussão à luz do materialismo histórico dialético sobre a formação humana integral e suas influências na EPT, especificamente no EMI, debatendo a importância do trabalho em seu contexto ontológico e histórico, como princípio educativo, e a formação do sujeito em seu sentido mais amplo. Para condução da pesquisa, partimos da seguinte questão: de que maneiras os discursos sobre formação integral e sobre formação por competências se materializam em propostas para EPT? Para responder a essa pergunta, realizamos um estudo qualitativo baseado em análise documental. Como primeira etapa, apresentamos diversos conceitos de competências e como esses se tornaram princípio norteador das recentes reformas da educação brasileira, destacando nesse estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência, analisamos duas propostas de currículos, com foco na formação por competências, a fim de apontar indícios da materialização desses discursos em uma proposta curricular. Como resultados preliminares dessa análise, identificamos que estratégias pedagógicas alinhadas com metodologias ativas e integração curricular emergem como propostas para o desenvolvimento de competências. Nossa proposta de intervenção, reúne conceitos e estratégias pedagógicas que promovam a integração curricular no EMI, unindo as dimensões do trabalho, ciência e cultura para ressignificar as competências com um olhar sobre o todo possibilitando a formação de cidadãos emancipados, críticos e capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual. Desta forma, entendemos como um caminho possível para propor esse diálogo a defesa e o fortalecimento do currículo integrado na EPT, aliando teoria e prática, parte e totalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10774_TB2383_23102024200801.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE SANTOS FREIRE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristiane.barbosa@ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110555 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2383 "inscrito_id" => 10774 "titulo" => "A FORMAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: DIÁLOGOS E CONFLITOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "O estudo apresentado tem por objetivo identificar e compreender quais são os distanciamentos e aproximações entre a formação integral e a formação por competências na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com uma proposta de análise e intervenção que foca no Ensino Médio Integrado (EMI). Para tanto, nos sustentamos em uma discussão à luz do materialismo histórico dialético sobre a formação humana integral e suas influências na EPT, especificamente no EMI, debatendo a importância do trabalho em seu contexto ontológico e histórico, como princípio educativo, e a formação do sujeito em seu sentido mais amplo. Para condução da pesquisa, partimos da seguinte questão: de que maneiras os discursos sobre formação integral e sobre formação por competências se materializam em propostas para EPT? Para responder a essa pergunta, realizamos um estudo qualitativo baseado em análise documental. Como primeira etapa, apresentamos diversos conceitos de competências e como esses se tornaram princípio norteador das recentes reformas da educação brasileira, destacando nesse estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência, analisamos duas propostas de currículos, com foco na formação por competências, a fim de apontar indícios da materialização desses discursos em uma proposta curricular. Como resultados preliminares dessa análise, identificamos que estratégias pedagógicas alinhadas com metodologias ativas e integração curricular emergem como propostas para o desenvolvimento de competências. Nossa proposta de intervenção, reúne conceitos e estratégias pedagógicas que promovam a integração curricular no EMI, unindo as dimensões do trabalho, ciência e cultura para ressignificar as competências com um olhar sobre o todo possibilitando a formação de cidadãos emancipados, críticos e capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual. Desta forma, entendemos como um caminho possível para propor esse diálogo a defesa e o fortalecimento do currículo integrado na EPT, aliando teoria e prática, parte e totalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10774_TB2383_23102024200801.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE SANTOS FREIRE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristiane.barbosa@ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }