PROTAGONISMO JUVENIL: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES DA REDE SESI DE CACOAL-RO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112148 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4658 "inscrito_id" => 13277 "titulo" => "PROTAGONISMO JUVENIL: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES DA REDE SESI DE CACOAL-RO" "resumo" => "O discurso sobre o Novo Ensino Médio expressa a ideologia de que ele é uma educação inovadora, voltada para as mudanças sociais que se apresentam de forma rápida e contínua, porém apesar dessa argumentação, sua aplicação é permeada pela escassez de atividades que, realmente levem aos jovens estudantes um diálogo crítico e criativo com suas realidades. Buscando confrontar tais contradições e concebendo que o processo de ensino-aprendizagem se faz em práticas sociais concretas, este artigo discute e analisa uma intervenção desenvolvida por e com alunos do ensino médio técnico da escola SESI de Cacoal-RO, e de outras entidades do sistema S (SENAI e SENAC) que articularam ações orientadas pela pedagogia histórico-crítica (PHC) na participação na 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável de Cacoal (COMDESC). Os objetivos da pesquisa foram analisar a participação e as propostas elaboradas pelos discentes e o processo educativo envolvido. Metodologicamente, utilizou-se etapas da metodologia da PHC: Foram feitas provocações sobre temáticas da conferência; ofertado materiais para a problematização e instrumentalização; pesquisas sobre temas para o desenvolvimento da cidade; debates e diálogos além disso, a elaboração de um documento pactuado com propostas para o município. Os resultados alcançados foram de duas dimensões: a promoção de uma consciência coletiva nos estudantes e a produção de um relatório com propostas dos estudantes para resolução de problemas reais que foram incorporadas ao documento final da conferência entregue às autoridades municipais e federais. Ambos analisados no artigo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13277_TB4658_30092024174048.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO" "autor_nome_curto" => "Cláudia Nepomuc" "autor_email" => "claudianepomuceno77@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112148 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4658 "inscrito_id" => 13277 "titulo" => "PROTAGONISMO JUVENIL: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES DA REDE SESI DE CACOAL-RO" "resumo" => "O discurso sobre o Novo Ensino Médio expressa a ideologia de que ele é uma educação inovadora, voltada para as mudanças sociais que se apresentam de forma rápida e contínua, porém apesar dessa argumentação, sua aplicação é permeada pela escassez de atividades que, realmente levem aos jovens estudantes um diálogo crítico e criativo com suas realidades. Buscando confrontar tais contradições e concebendo que o processo de ensino-aprendizagem se faz em práticas sociais concretas, este artigo discute e analisa uma intervenção desenvolvida por e com alunos do ensino médio técnico da escola SESI de Cacoal-RO, e de outras entidades do sistema S (SENAI e SENAC) que articularam ações orientadas pela pedagogia histórico-crítica (PHC) na participação na 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável de Cacoal (COMDESC). Os objetivos da pesquisa foram analisar a participação e as propostas elaboradas pelos discentes e o processo educativo envolvido. Metodologicamente, utilizou-se etapas da metodologia da PHC: Foram feitas provocações sobre temáticas da conferência; ofertado materiais para a problematização e instrumentalização; pesquisas sobre temas para o desenvolvimento da cidade; debates e diálogos além disso, a elaboração de um documento pactuado com propostas para o município. Os resultados alcançados foram de duas dimensões: a promoção de uma consciência coletiva nos estudantes e a produção de um relatório com propostas dos estudantes para resolução de problemas reais que foram incorporadas ao documento final da conferência entregue às autoridades municipais e federais. Ambos analisados no artigo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13277_TB4658_30092024174048.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO" "autor_nome_curto" => "Cláudia Nepomuc" "autor_email" => "claudianepomuceno77@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }