O discurso sobre o Novo Ensino Médio expressa a ideologia de que ele é uma educação inovadora, voltada para as mudanças sociais que se apresentam de forma rápida e contínua, porém apesar dessa argumentação, sua aplicação é permeada pela escassez de atividades que, realmente levem aos jovens estudantes um diálogo crítico e criativo com suas realidades. Buscando confrontar tais contradições e concebendo que o processo de ensino-aprendizagem se faz em práticas sociais concretas, este artigo discute e analisa uma intervenção desenvolvida por e com alunos do ensino médio técnico da escola SESI de Cacoal-RO, e de outras entidades do sistema S (SENAI e SENAC) que articularam ações orientadas pela pedagogia histórico-crítica (PHC) na participação na 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável de Cacoal (COMDESC). Os objetivos da pesquisa foram analisar a participação e as propostas elaboradas pelos discentes e o processo educativo envolvido. Metodologicamente, utilizou-se etapas da metodologia da PHC: Foram feitas provocações sobre temáticas da conferência; ofertado materiais para a problematização e instrumentalização; pesquisas sobre temas para o desenvolvimento da cidade; debates e diálogos além disso, a elaboração de um documento pactuado com propostas para o município. Os resultados alcançados foram de duas dimensões: a promoção de uma consciência coletiva nos estudantes e a produção de um relatório com propostas dos estudantes para resolução de problemas reais que foram incorporadas ao documento final da conferência entregue às autoridades municipais e federais. Ambos analisados no artigo.