Neste artigo propomos mapear de forma sistemática e identificar o território do saber quanto ao processo de implementação da Robótica educacional e da Cultura Maker no cotidiano da educação infantil, numa concepção que ressalte as práticas colaborativas no contexto da Educação em Ciências, com foco na abordagem da Alfabetização Científica no ensino infantil. Para a revisão de literatura, utilizamos uma ferramenta tecnológica, na qual optamos pelo recorte temporal de 10 anos, entre janeiro de 2014 a março de 2024. Assim, inicialmente para essa busca, aplicamos cinco termos: Robótica educacional, Cultura Maker, Educação infantil, Alfabetização científica e Ensino de ciências, que por opção culminou em sete string de busca/descritores. A partir desse levantamento, apresentamos uma categorização da arquitetura pedagógica dos trabalhos, a fim de demonstrar por meio de um comparativo organizacional de sistematização as contribuições das produções acadêmicas que integram as práticas pedagógicas da Robótica educacional e da Cultura Maker na educação infantil que ora se aproximam e ora se distanciam, bem como apontar as lacunas do mundo atual dessa tendência pedagógica.