Este trabalho apresenta uma análise abrangente da lei nº 14.533/2023, que introduz o Plano Nacional de Educação Digital (PNED), e seu significado para a transformação da educação digital nas redes de ensino em todo o território brasileiro. Com a introdução de tal plano, surgem várias perguntas importantes e pertinentes que precisam ser consideradas: O que realmente impulsionou a criação deste plano? Quais são os principais desafios e obstáculos que surgem na tentativa de implementá-lo de maneira eficaz e eficiente? Para abordar e responder a essas questões complexas e multifacetadas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica extensa e detalhada. Essa pesquisa aprofundada concentrou-se na análise minuciosa de leis, normas e estudos acadêmicos que fornecem a base sólida e alimentam a discussão atual e em curso sobre o letramento digital, a inclusão digital e a pesquisa e desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação. Esta análise meticulosa é absolutamente fundamental e essencial para entender o contexto mais amplo e os desafios específicos e únicos que enfrentamos ao tentar implementar uma educação digital eficaz e eficiente em nossas redes de ensino. Os resultados e conclusões apresentados neste trabalho indicam que o sucesso da implementação do Plano Nacional de Educação Digital, que atualmente se encontra em fase inicial de implementação, requer um esforço abrangente e intersetorial dos entes públicos. Isso inclui o devido aporte de recursos humanos, materiais e financeiros suficientes para garantir a execução eficiente e eficaz do plano. Isto é, para garantir um futuro digitalmente instruído e inclusivo para todos os alunos brasileiros, é necessário um compromisso integral e robusto de todas as partes envolvidas.