RESUMO A educação especial, na perspectiva da inclusão no Brasil, tem exigido cada vez mais do poder público e, principalmente, dos gestores escolares, além da atenção na oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com leis específicas que envolvem o espaço, bem como o profissional atuante no mesmo. O presente estudo discorre sobre a importância do profissional do AEE e sua atuação nas salas multifuncionais de educação especial, visando contribuir com o processo de autonomia dos alunos como público alvo para esta modalidade. Parte do seguinte problema: como os profissionais do AEE tem observado sua atuação no espaço das salas multifuncionais? Tem como objetivo investigar a percepção e visões dos profissionais acerca de sua operação no espaço AEE no município de Pau dos Ferros-RN. Dessa forma, entende-se que a implantação das salas de recursos multifuncionais nas escolas da rede pública do município atende à necessidade de promover as condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos no ensino regular, possibilitando a oferta dessa modalidade, de forma não substitutiva, à escolarização. Portanto, concluiu-se que todos os alunos da educação especial devem ser matriculados nas classes comuns, em uma das etapas, níveis e modalidades da educação básica, sendo o AEE ofertado no turno oposto ao do ensino regular. Palavras-chave: Educação Especial; Salas Multifuncionais; Atendimento Educacional Especializado – AEE; Profissional do AEE.