As tecnologias digitais estão cada vez mais difundidas e integradas ao contexto escolar, fato que converge para as orientações nacionais atuais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Posto isso, o presente estudo aborda as implicações do projeto “Luz do Saber” para o processo de alfabetização e inclusão digital de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa qualitativa, ora apresentada, foi desenvolvida em uma escola pública do Município de Pentecoste, Estado do Ceará. De forma dialógica, empregaram-se revisão bibliográfica da literatura, análise documental de diagnósticos e questionário estruturado aplicado aos professores das turmas de 2° ano do Ensino Fundamental, séries iniciais, e ao professor do Laboratório de Informática da escola objeto deste estudo de caso. O objetivo deste trabalho é analisar os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, bem como os desafios observados na promoção da alfabetização e inclusão digital, por meio do projeto “Luz do Saber”. O estudo revelou que a usabilidade pedagógica é adequada à realidade dos educandos, proporcionando atividades que estimulam o aprendizado da leitura e escrita e efetivam a inclusão digital. Ademais, alguns dos obstáculos identificados incluíram a estrutura plenamente adequada do laboratório de informática, bem como relutância em adotar mudanças para um melhor desenvolvimento do projeto e aproveitamento de seus recursos e funcionalidades.