REFLEXÕES ACERCA DAS MEMÓRIAS NA EPT: TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113879 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7137 "inscrito_id" => 5066 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DAS MEMÓRIAS NA EPT: TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL" "resumo" => "Este artigo é resultado das reflexões realizadas na disciplina de Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que também corresponde a uma das linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que é ofertado em rede. O objetivo foi explorar a interseção entre a memória e a formação de identidade profissional, ressaltando a sua importância no contexto educacional e profissional. Metodologicamente, o presente artigo, de cunho teórico, considerou a pesquisa bibliográfica, à luz de autores como Candau (2011), Sarlo (2007), Augusto (2011), entre outros, e também a própria experiência vivenciada, com foco na atuação junto à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando refletir acerca da importância da memória na constituição da formação da identidade profissional e também pessoal dos indivíduos. Nessa perspectiva, ressalta-se que o ato de recordar não apenas promove uma espécie de domesticação do passado, mas também confere ao indivíduo a capacidade de se apropriar dele, incorporando-o e deixando a sua marca. A memória, portanto, age como um selo memorial significante da identidade, na qual cada lembrança molda a narrativa pessoal e contribui para a construção de uma história única e autêntica. Assim, é importante mencionar que a compreensão da história vai muito além do acontecimento em si, pois ela incorpora a nossa interpretação subjetiva e a forma como construímos a narrativa, moldando a nossa percepção da realidade e a essência dessas histórias que nos acompanham ao longo de nossas vidas. Especificamente atrelada à modalidade mencionada (EJA), enfatiza-se que o processo de memória é crucial para adultos que estão na busca por perspectivas de um futuro melhor, conscientes de que o tempo é um desafio diante do caminho a ser percorrido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5066_TB7137_27102024223507.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUDSON" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113879 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7137 "inscrito_id" => 5066 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DAS MEMÓRIAS NA EPT: TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL" "resumo" => "Este artigo é resultado das reflexões realizadas na disciplina de Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que também corresponde a uma das linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que é ofertado em rede. O objetivo foi explorar a interseção entre a memória e a formação de identidade profissional, ressaltando a sua importância no contexto educacional e profissional. Metodologicamente, o presente artigo, de cunho teórico, considerou a pesquisa bibliográfica, à luz de autores como Candau (2011), Sarlo (2007), Augusto (2011), entre outros, e também a própria experiência vivenciada, com foco na atuação junto à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando refletir acerca da importância da memória na constituição da formação da identidade profissional e também pessoal dos indivíduos. Nessa perspectiva, ressalta-se que o ato de recordar não apenas promove uma espécie de domesticação do passado, mas também confere ao indivíduo a capacidade de se apropriar dele, incorporando-o e deixando a sua marca. A memória, portanto, age como um selo memorial significante da identidade, na qual cada lembrança molda a narrativa pessoal e contribui para a construção de uma história única e autêntica. Assim, é importante mencionar que a compreensão da história vai muito além do acontecimento em si, pois ela incorpora a nossa interpretação subjetiva e a forma como construímos a narrativa, moldando a nossa percepção da realidade e a essência dessas histórias que nos acompanham ao longo de nossas vidas. Especificamente atrelada à modalidade mencionada (EJA), enfatiza-se que o processo de memória é crucial para adultos que estão na busca por perspectivas de um futuro melhor, conscientes de que o tempo é um desafio diante do caminho a ser percorrido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5066_TB7137_27102024223507.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUDSON" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }