Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES ACERCA DAS MEMÓRIAS NA EPT: TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113879
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7137
    "inscrito_id" => 5066
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DAS MEMÓRIAS NA EPT: TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este artigo é resultado das reflexões realizadas na disciplina de Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que também corresponde a uma das linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que é ofertado em rede. O objetivo foi explorar a interseção entre a memória e a formação de identidade profissional, ressaltando a sua importância no contexto educacional e profissional. Metodologicamente, o presente artigo, de cunho teórico, considerou a pesquisa bibliográfica, à luz de autores como Candau (2011), Sarlo (2007), Augusto (2011), entre outros, e também a própria experiência vivenciada, com foco na atuação junto à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando refletir acerca da importância da memória na constituição da formação da identidade profissional e também pessoal dos indivíduos. Nessa perspectiva, ressalta-se que o ato de recordar não apenas promove uma espécie de domesticação do passado, mas também confere ao indivíduo a capacidade de se apropriar dele, incorporando-o e deixando a sua marca. A memória, portanto, age como um selo memorial significante da identidade, na qual cada lembrança molda a narrativa pessoal e contribui para a construção de uma história única e autêntica. Assim, é importante mencionar que a compreensão da história vai muito além do acontecimento em si, pois ela incorpora a nossa interpretação subjetiva e a forma como construímos a narrativa, moldando a nossa percepção da realidade e a essência dessas histórias que nos acompanham ao longo de nossas vidas. Especificamente atrelada à modalidade mencionada (EJA), enfatiza-se que o processo de memória é crucial para adultos que estão na busca por perspectivas de um futuro melhor, conscientes de que o tempo é um desafio diante do caminho a ser percorrido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5066_TB7137_27102024223507.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUDSON"
    "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113879
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7137
    "inscrito_id" => 5066
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DAS MEMÓRIAS NA EPT: TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este artigo é resultado das reflexões realizadas na disciplina de Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que também corresponde a uma das linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que é ofertado em rede. O objetivo foi explorar a interseção entre a memória e a formação de identidade profissional, ressaltando a sua importância no contexto educacional e profissional. Metodologicamente, o presente artigo, de cunho teórico, considerou a pesquisa bibliográfica, à luz de autores como Candau (2011), Sarlo (2007), Augusto (2011), entre outros, e também a própria experiência vivenciada, com foco na atuação junto à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando refletir acerca da importância da memória na constituição da formação da identidade profissional e também pessoal dos indivíduos. Nessa perspectiva, ressalta-se que o ato de recordar não apenas promove uma espécie de domesticação do passado, mas também confere ao indivíduo a capacidade de se apropriar dele, incorporando-o e deixando a sua marca. A memória, portanto, age como um selo memorial significante da identidade, na qual cada lembrança molda a narrativa pessoal e contribui para a construção de uma história única e autêntica. Assim, é importante mencionar que a compreensão da história vai muito além do acontecimento em si, pois ela incorpora a nossa interpretação subjetiva e a forma como construímos a narrativa, moldando a nossa percepção da realidade e a essência dessas histórias que nos acompanham ao longo de nossas vidas. Especificamente atrelada à modalidade mencionada (EJA), enfatiza-se que o processo de memória é crucial para adultos que estão na busca por perspectivas de um futuro melhor, conscientes de que o tempo é um desafio diante do caminho a ser percorrido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5066_TB7137_27102024223507.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUDSON"
    "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo é resultado das reflexões realizadas na disciplina de Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que também corresponde a uma das linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que é ofertado em rede. O objetivo foi explorar a interseção entre a memória e a formação de identidade profissional, ressaltando a sua importância no contexto educacional e profissional. Metodologicamente, o presente artigo, de cunho teórico, considerou a pesquisa bibliográfica, à luz de autores como Candau (2011), Sarlo (2007), Augusto (2011), entre outros, e também a própria experiência vivenciada, com foco na atuação junto à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando refletir acerca da importância da memória na constituição da formação da identidade profissional e também pessoal dos indivíduos. Nessa perspectiva, ressalta-se que o ato de recordar não apenas promove uma espécie de domesticação do passado, mas também confere ao indivíduo a capacidade de se apropriar dele, incorporando-o e deixando a sua marca. A memória, portanto, age como um selo memorial significante da identidade, na qual cada lembrança molda a narrativa pessoal e contribui para a construção de uma história única e autêntica. Assim, é importante mencionar que a compreensão da história vai muito além do acontecimento em si, pois ela incorpora a nossa interpretação subjetiva e a forma como construímos a narrativa, moldando a nossa percepção da realidade e a essência dessas histórias que nos acompanham ao longo de nossas vidas. Especificamente atrelada à modalidade mencionada (EJA), enfatiza-se que o processo de memória é crucial para adultos que estão na busca por perspectivas de um futuro melhor, conscientes de que o tempo é um desafio diante do caminho a ser percorrido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.