A gamificação é uma metodologia ativa que vem ao longo das décadas motivando e incentivando alunos na aprendizagem de conteúdos de diversas áreas. Associada ao ensino de Ciências, uma estratégia de ensino possível e viável a aprendizagens significativas. Nesse contexto, o presente texto, busca discorrer sobre a aplicação do jogo “Passa ou Repassa” associado a plataforma kahoot e ao ensino da morfologia e fisiologia humana. Atividade desenvolvida por residentes de Biologia da UFPI em uma escola da rede estadual de ensino do município de Picos- Piauí, que objetiva a compreensão da morfologia e fisiologia humana como mecanismo de cuidado da saúde. A ação foi previamente planejada e executada levando em consideração o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, a apresentação do novo, a consolidação e avaliação da aprendizagem. Para tanto, o diálogo, a preparação do ambiente e a interação grupal foram essenciais, bem como a utilização do espaço da sala de aula, de peças anatômicas e de perguntas e charadas previamente selecionadas. O jogo mostrou-se eficaz diante do envolvimento dos alunos para com a atividade, da retenção da atenção e de aprendizagens e fortalecimento dos laços de confiança entre os alunos. Prática viável para diversificação da ação docente e mobilização de saberes do conhecimento.