A educação é fundamental para a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, dessa maneira o presente estudo investiga o impacto do estigma associado a medidas socioeducativas na trajetória educacional de adolescentes. A pesquisa busca compreender como a rotulação e a discriminação decorrentes da passagem pelo sistema socioeducativo influenciam o acesso, a permanência e o desempenho escolar desses jovens. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e profissionais da educação. Os resultados indicam que o estigma associado às medidas socioeducativas gera obstáculos significativos para a reinserção social e o exercício do direito à educação, impactando negativamente a autoestima, as relações interpessoais e as perspectivas de futuro desses jovens. Além disso, os profissionais da educação destacam a falta de preparo e recursos adequados para lidar com as necessidades específicas desses alunos, o que agrava ainda mais a situação. A pesquisa aponta para a necessidade de políticas públicas e práticas pedagógicas que combatam o estigma e promovam a inclusão escolar desses adolescentes, como também são fundamentais para garantir a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos os jovens tenham a oportunidade de desenvolver seu pleno potencial e contribuir para o bem comum.