Atualmente, a implementação de metodologias ativas de aprendizagem está promovendo mudanças no processo educativo, assim como intervenções na prática docente. Entre os recursos metodológicos utilizados na disciplina de Química, os jogos lúdicos têm se destacado por auxiliar na aprendizagem e facilitar o ensino por meio da criatividade, prazer e motivação. Dada a relevância da utilização de jogos, o presente estudo teve como objetivo avaliar a importância do jogo de memória química no ensino da tabela periódica e suas propriedades. Os participantes foram 28 alunos de uma turma eletiva (1º, 2º e 3º ano do ensino médio) em uma escola estadual da Paraíba, localizada na cidade de Areia – PB. Como base experimental, a pesquisa envolveu um projeto de ensino no intuito de diversificar o processo de ensino e sistematizar conhecimentos a partir dele. Os procedimentos metodológicos incluíram a apresentação prévia do conteúdo químico, seleção/elaboração do jogo em sala de aula e aplicação de questionários como diagnóstico para análise de conhecimento. Os resultados revelaram que 88% dos alunos afirmaram que a utilização do jogo de memorização contribuiu para compreensão do conteúdo avaliado, destacando a importância de desenvolver atividades que atuem de forma dinâmica e coletiva na compreensão de conceitos químicos. Além disso, 88% dos participantes apontaram que o modelo de formato prático-didático foi eficaz, interdisciplinar e motivador, ressaltando a pertinência do emprego de atividades práticas e estratégias de aprendizagem/elaboração usadas pelo docente para melhorar o desempenho escolar, uma vez que a química é marcada por desafios de complexidade e abstração