A maneira como se apresenta um conteúdo pode interferir na qualidade do aprendizado de um aluno. Dessa forma, o melhor para estimular e atraí-lo é utilizar metodologias lúdicas e interessantes, permitindo um ambiente próprio para essa compreensão. O tema reprodução humana foi escolhido para reforçar a importância do autoconhecimento para a saúde dos estudantes, além de possibilitar debates sobre o assunto. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Pintinho de Ouro, em Hidrolândia-CE, com alunos do 8° ano do turno matutino. A atividade foi dividida em quatro momentos, durante duas aulas de 50 minutos, cada. No primeiro momento, com o intuito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos, foi entregue um questionário com algumas perguntas básicas, para ser respondido pelos mesmos. No segundo momento, ministrou-se uma aula com a utilização de slides sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino. No terceiro momento, a turma foi dividida em duas equipes para a aplicação de um jogo de tabuleiro com modelo esquemático do sistema reprodutor feminino e cards com questões referentes ao tema abordado. Para jogar, a equipe, ao responder uma pergunta corretamente, lançava um dado e avançava com o espermatozoide em direção ao ovário/óvulo. Houve um momento para a avaliação da atividade, com espaço para críticas e sugestões. Por último, finalizou-se a aula com a entrega de uma atividade para nomear cada parte dos sistemas reprodutores. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram animados e participativos, demonstrando um bom domínio do tema abordado. Com isso, pode-se perceber a importância da ludicidade na apreensão de conteúdos.