Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO ENSINO INTEGRAL - O CONTO E SEUS ENCONTROS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109707
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1163
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "A LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO ENSINO INTEGRAL - O CONTO E SEUS ENCONTROS"
    "resumo" => "Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já existente, mas que vem se intensificando, trago especialmente o fracasso escolar que está enraizado na falta de perspectiva dos alunos. A presente pesquisa surgiu da necessidade de aprofundar sobre a temática de desenvolvimento dos rendimentos escolares dos estudantes das escolas de tempo integral em uma cidade do interior do Ceará. E entender as dificuldades encontradas mediante a essa modalidade de ensino. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos. Desse modo, o professor precisar “selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, levando em conta características do gênero e suporte do texto, de forma a poder proceder a uma leitura autônoma” (BNCC, 2018, p. 74), tendo em vista que a leitura literária deve ser igualmente prazerosa e crítico-reflexiva. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID529_TB1163_25062024225255.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLYNE LUNA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "karolyne luna d"
    "autor_email" => "karolyneluna18@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109707
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1163
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "A LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO ENSINO INTEGRAL - O CONTO E SEUS ENCONTROS"
    "resumo" => "Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já existente, mas que vem se intensificando, trago especialmente o fracasso escolar que está enraizado na falta de perspectiva dos alunos. A presente pesquisa surgiu da necessidade de aprofundar sobre a temática de desenvolvimento dos rendimentos escolares dos estudantes das escolas de tempo integral em uma cidade do interior do Ceará. E entender as dificuldades encontradas mediante a essa modalidade de ensino. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos. Desse modo, o professor precisar “selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, levando em conta características do gênero e suporte do texto, de forma a poder proceder a uma leitura autônoma” (BNCC, 2018, p. 74), tendo em vista que a leitura literária deve ser igualmente prazerosa e crítico-reflexiva. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID529_TB1163_25062024225255.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLYNE LUNA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "karolyne luna d"
    "autor_email" => "karolyneluna18@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já existente, mas que vem se intensificando, trago especialmente o fracasso escolar que está enraizado na falta de perspectiva dos alunos. A presente pesquisa surgiu da necessidade de aprofundar sobre a temática de desenvolvimento dos rendimentos escolares dos estudantes das escolas de tempo integral em uma cidade do interior do Ceará. E entender as dificuldades encontradas mediante a essa modalidade de ensino. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos. Desse modo, o professor precisar “selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, levando em conta características do gênero e suporte do texto, de forma a poder proceder a uma leitura autônoma” (BNCC, 2018, p. 74), tendo em vista que a leitura literária deve ser igualmente prazerosa e crítico-reflexiva. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.