Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já existente, mas que vem se intensificando, trago especialmente o fracasso escolar que está enraizado na falta de perspectiva dos alunos. A presente pesquisa surgiu da necessidade de aprofundar sobre a temática de desenvolvimento dos rendimentos escolares dos estudantes das escolas de tempo integral em uma cidade do interior do Ceará. E entender as dificuldades encontradas mediante a essa modalidade de ensino. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos. Desse modo, o professor precisar “selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, levando em conta características do gênero e suporte do texto, de forma a poder proceder a uma leitura autônoma” (BNCC, 2018, p. 74), tendo em vista que a leitura literária deve ser igualmente prazerosa e crítico-reflexiva. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos.