A Educação Física Escolar (EFE) é marcada por diversas problemáticas que tornam a intervenção docente desafiadora, pensando nisso, o/a professor/a pesquisador/a que tem como uma das principais características investigar a própria ação educativa, tende a encontrar o objeto de pesquisa em seu contexto laboral. Nesse sentido, no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) é necessário estudar as próprias questões da EFE e criar um produto educacional voltado ao tema. Contudo, para lidar com as angústias pessoais e transformá-las em problemas científicos, deve-se fugir do senso comum. Assim, nesse relato de experiência, o professor-pesquisador decide seu tema a partir de uma demanda pessoal e local, ao perceber que além das violências dentro das aulas de EFE serem um fato recorrente, o próprio não apresenta repertório didático/formativo/epistemológico para enfrentar de forma referendada pedagogicamente. Dito isso, no momento atual da dissertação busca-se identificar as diferentes formas de expressões dessas violências buscando expor como a mesma interfere em todo o contexto das aulas de EFE e que deve ser enfrentada devido às suas consequências no ambiente escolar. Portanto, visando compreender melhor como a violência escolar se relaciona com a EFE, proponho diferenças na terminologia: Violência DA, NA e CONTRA a EFE. Apesar dessa complexidade, a pesquisa apresenta muito cuidado em não responsabilizar os/as discentes ou o/a docente como únicos sujeitos dessas relações. Ademais, há outros desafios na terminologia como: definir o que é violência; sua diferença com agressão, agressividade, transgressão e indisciplina, havendo necessidade de elucidação dessas divergências inclusive para a própria área de conhecimento e docentes que por vezes as tratam como sinônimo. Portanto, o objetivo da dissertação no que diz respeito ao produto educacional é elaborar um documento informativo/formativo, elucidando as diferentes formas de violência na/da e contra a EFE.