O presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências, observações e reflexões vividas durante a realização do Estágio de Docência III, componente curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Tal experiência foi vivenciadas por uma dupla de discentes em uma turma da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da 1ª totalidade do ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Belém-PA. Tal experiência envolveu momentos de estudo, observação, planejamento e ministração de aula. Teoricamente, fundamentam nossas reflexões Freire (1996), com base a filosofia “Freiriana” que propõe levar o aluno a refletir sobre sua realidade, Pimenta (1995) sobre a importância do estágio como atividade “teórico-prática” e Schneuwly e Dolz (2004) acerca da importância de se trabalhar com gêneros textuais. Para a escritura deste texto, aportamos à abordagem qualitativa Marconi e Lakatos (2017), tendo como dados empíricos os registros feitos em diário de bordo e em imagens. O período de observação foi relevante para amadurecermos a elaboração de um plano de aula interdisciplinar, envolvendo linguagem e matemática, a partir do tema Círio de Nazaré. É possível afirmar que, na condição de docentes em formação inicial, a experiência permitiu nos colocarmos na função de professores regentes para conduzirmos todas as atividades previstas no plano de aula e para refletirmos sobre nossa atuação. Da experiência, é possível afirmar que o estágio supervisionado é essencial para a construção docente, permitindo ao acadêmico uma aproximação com a realidade escolar, possibilitando a troca de experiências adquiridas no decorrer de sua formação.