RESUMO Este artigo busca discutir acerca da importância das tecnologias no ensino de História durante o recorte temporal da pandemia, destacando a aprendizagem, observando o papel das tecnologias e das novas metodologias do ensino. Pautamos nas experiências dos estágios, acompanhando de perto esse processo educacional, buscando compreender o impacto da pandemia de Covid-19 na educação, que sofreu grandes mudanças e inovações devido ao fechamento das escolas para evitar a propagação do vírus da covid. O ensino à distância expôs desigualdades sociais e digitais, afetando o acesso à educação de alunos com recursos limitados. Nesse sentido, este trabalho visa dar ênfase aos modelos pedagógicos digitais que foram utilizados no modelo de ensino remoto e presencial (pós-pandemia). A proposta é entender a educação na pandemia e esse modelo adaptado para a realidade vivenciada, focando em habilidades que ajudam os alunos a lidar com desafios complexos do mundo moderno. Foi realizada uma análise sobre o impacto da tecnologia e o peso de sua ausência na vida do aluno. Para isso, foi utilizado o método etnográfico observando de perto esse acontecimento, utilizando a sala de aula como laboratório de pesquisa, além de questionários, que foram aplicados com os alunos para a sondagem de hipóteses levantadas durante a pesquisa de campo.