O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EM SALA DE AULA: UM PRESSUPOSTO PARA OS DESTAQUES EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE PRINCESA ISABEL NOS ANOS INICIAIS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113822 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7061 "inscrito_id" => 16645 "titulo" => "O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EM SALA DE AULA: UM PRESSUPOSTO PARA OS DESTAQUES EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE PRINCESA ISABEL NOS ANOS INICIAIS." "resumo" => "O corrente trabalho teve como propósitos perscrutar de que forma o patrimônio histórico e cultural regional e local pode ser abordado na rotina da aula, a fim de contribuir para a formação cidadã e humana dos educandos e conhecer estratégias de ensino utilizadas em sala de aula para o estudo dos índices educacionais da cidade de Princesa Isabel, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, de campo e bibliográfica. Menciona-se que, os dados coletados em campo ocorreu por meio de observações na rede e entrevistas, com professores e gestores das séries iniciais. Culminou-se que, a Instituição escolar, bem como a Rede municipal de Educação, buscam fomentar o letramento e o ensino significativo na rotina da matemática em sala de aula, os quais contribuem para a formação intelectual e social do aluno. Concluiu-se, ainda, que os professores aplicam o passo a passo da rotina completo na Rede pesquisada, sendo isto o que está previsto em documentos e debatidos em fundamentação teórica por autorees renomados da área. A rotina do ensino da matemática é dada no seguinte formato: Apresentação de uma situação desafiadora, aonde o professor introduz uma pequena problematização sobre o objeto do conhecimento em questão e o corpo discente expõe suas experiências do meio, jogo lúdico com material manipulável e por último o exercício de aplicabilidade. Comprovadamente, o Município observado tem obtido excelentes índices na Educação, de acordo com fontes fidedignas de monitoramento. A relevância deste trabalho se justifica pela abrangência do Programa Educar pra Valer da ABC, (A Bem Comum), e Alfabetiza Mais Paraíba, programas que acompanham e norteiam este trabalho e consoante aos mesmos, Princesa Isabel se destaca pelo trabalho exercido com o melhor IDEB do Estado da Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16645_TB7061_03102024112820.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "João Paulo" "autor_email" => "paulinhoexemplo14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113822 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7061 "inscrito_id" => 16645 "titulo" => "O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EM SALA DE AULA: UM PRESSUPOSTO PARA OS DESTAQUES EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE PRINCESA ISABEL NOS ANOS INICIAIS." "resumo" => "O corrente trabalho teve como propósitos perscrutar de que forma o patrimônio histórico e cultural regional e local pode ser abordado na rotina da aula, a fim de contribuir para a formação cidadã e humana dos educandos e conhecer estratégias de ensino utilizadas em sala de aula para o estudo dos índices educacionais da cidade de Princesa Isabel, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, de campo e bibliográfica. Menciona-se que, os dados coletados em campo ocorreu por meio de observações na rede e entrevistas, com professores e gestores das séries iniciais. Culminou-se que, a Instituição escolar, bem como a Rede municipal de Educação, buscam fomentar o letramento e o ensino significativo na rotina da matemática em sala de aula, os quais contribuem para a formação intelectual e social do aluno. Concluiu-se, ainda, que os professores aplicam o passo a passo da rotina completo na Rede pesquisada, sendo isto o que está previsto em documentos e debatidos em fundamentação teórica por autorees renomados da área. A rotina do ensino da matemática é dada no seguinte formato: Apresentação de uma situação desafiadora, aonde o professor introduz uma pequena problematização sobre o objeto do conhecimento em questão e o corpo discente expõe suas experiências do meio, jogo lúdico com material manipulável e por último o exercício de aplicabilidade. Comprovadamente, o Município observado tem obtido excelentes índices na Educação, de acordo com fontes fidedignas de monitoramento. A relevância deste trabalho se justifica pela abrangência do Programa Educar pra Valer da ABC, (A Bem Comum), e Alfabetiza Mais Paraíba, programas que acompanham e norteiam este trabalho e consoante aos mesmos, Princesa Isabel se destaca pelo trabalho exercido com o melhor IDEB do Estado da Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16645_TB7061_03102024112820.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "João Paulo" "autor_email" => "paulinhoexemplo14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }