O ensino de bioquímica no ensino médio é um grande desafio para professores, tanto no curso regular quanto para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os alunos da EJA é essencial que o professor tenha um olhar diferenciado, utilizando diversas ferramentas e metodologias que possam facilitar esse processo de ensino/aprendizagem. A Educação de Jovens e Adultos representa uma modalidade de ensino de natureza complexa, indo além das fronteiras estritamente educacionais. A bioquímica é usualmente abordada com o estudo das biomoléculas. Estes conteúdos requerem muita abstração, capacidade de leitura de gráficos, interpretação de experimentos, além de conhecimentos da Química. Este estudo mostra a construção de um mangá por alunos da EJA, com a temática central sendo o estudo das proteínas, utilizando todas as etapas desenvolvidas ao longo das aulas para subsidiar o conteúdo dessa criação. Esta pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de EJA de uma escola estadual, localizada no munícipio de Paracambi, no Estado do Rio de Janeiro, com uma abordagem metodológica quali-quantitativa. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo desenvolver um mangá com os educandos por meio de atividades experimentais laboratoriais, rodas de conversa e exposição de conteúdo. A criação desse material lúdico buscou aumentar a compreensão dos alunos sobre as proteínas e suas funções, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia. Os alunos foram incentivados a pensar como cientistas, levantando hipóteses, resolvendo problemas e comunicando seus resultados, corroborando para o ensino investigativo. Observamos que o desenvolvimento do mangá, por eles, fomentou um grande interesse pela leitura, ampliou o conhecimento sobre o tema abordado no ambiente educacional, ao estimular as pesquisas necessárias para a construção do mangá como produto educacional. Palavras-chave: Ensino de biologia, Mangá, Proteínas, Ensino investigativo.