A Educação Infantil tem como objetivo a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos, tendo como fundamento o binômiocuidar e o educar, sendo desenvolvidos de forma indissociável. Nesse contexto acreditamos que a linguagem e as noções matemáticas são fundamentais para que a criança compreenda o mundo que a cerca, quando explorados a partir de práticas intencionais envolvendo brincadeiras e interações, não como eixo principal dessas ações, mas como elementos que as constitui e que podem ser estimulados pelo professor. Diante disso, esse trabalho que é parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo discutir quais linguagens e noções matemáticas podem ser exploradas com bebês, apresentando algumas possibilidades.Ele se constitui uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, onde se buscou pesquisadores que estudam essa área para construir o referencial teórico e se analisou relatos de práticas realizadas com bebês de até 30 meses, e apresentadas em Feiras Catarinenses de Matemática, constando nos anais desses eventos. A análise foi realizada com base em categorias elaboradas a partir do referencial teórico e das primeiras leituras dos relatos. Verificamos nessas práticas que é possível explorar, já com os bebês, muitos processos mentais relacionados que também se relacionam às noções matemáticas como: inclusão, comparação, correspondência, por exemplo, e que levam a criança a compreender o meio que a cerca. Também a linguagem utilizada em muitas tarefas como: maior, menor, mais, menos, grande, pequeno... remetem à noções matemáticas. Com base nesses estudos e nas análises desses relatos constatamos que as atividades rotineiras são repletas de possibilidades de se explorar noções matemáticas e que cabe ao professor saber identificá-las e explorá-las.