No cotidiano, a criança convive com uma diversidade de gêneros textuais que combinam palavras e imagens para construção de significados. Neste contexto, o presente trabalho tem o propósito de refletir acerca da necessidade de se trabalhar, nas aulas de língua portuguesa, a educação do olhar e a multiplicidade de textos que fazem a relação entre as multimodalidades verbal e visual nos veículos de informação. Para tal, apresentamos um gráfico de um avião publicado na revista SuperInteressante, com o intuito de analisarmos as semioses presentes nesse texto, tomando por base os aportes teóricos de Chauí (1998), Dionisio (2008), Dionisio, Vasconcelos e Souza (2014), Kress & van Leeuwen (1996, 2006), Mozdzenski (2008), Rodrigues (2011), Rojo (2012) e Tiburi (2021), pesquisadores/as que tratam das noções referentes à multimodalidade discursiva e à leitura de imagens na sala de aula e do papel do olhar na aquisição de conhecimento. Os resultados deste estudo sinalizam para a importância da formação continuada de professores/as e do ato necessário de (re)avaliar como a escola aborda a combinação de diferentes elementos e modos semióticos nas atividades escolares, principalmente na era em que a tecnologia proporciona a criação de inúmeros textos multimodais com várias finalidades e linguagens híbridas, a fim de formar cidadãos visualmente letrados que consigam analisar, de maneira crítica e mediada, os textos que circulam na sociedade atual.