A curricularização da extensão é um processo que visa tornar as práticas de extensão parte obrigatória da carga horária dos currículos dos cursos de graduação no Brasil. Essa diretriz surge da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Superior (CES). O presente estudo visa entender o conceito da curricularização da extensão no ensino superior, motivos para promovê-la, assim como refletir acerca de suas práticas e experiências na disciplina de Ginástica Artística ofertada no curso de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior do Sertão da Paraíba. Quanto à metodologia utilizada, trata-se de um relato de experiência, que tem como alvo as práticas vivenciadas na extensão da disciplina de Metodologia da Ginástica Artística e Rítmica, no qual são desenvolvidas Oficinas de Ginástica Artística, que conta com 25 crianças inscritas com idades entre 7 e 12 anos. Os resultados apontam que os discentes da disciplina obtiveram uma absorção melhor das práticas de ensino da ginástica artística por conta das oficinas realizadas, onde os alunos aprendiam na prática como dar aulas de ginástica artística para o público infantil. Ademais, percebeu-se que as crianças desenvolveram diversas habilidades motoras e psicossociais com as aulas ministradas, como equilíbrio, força, confiança, autoestima. Sendo assim, o conhecimento obtido através das práticas de extensão foi, de fato, inovador e muito proveitoso.