Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLÉGIO-MODELO EM SALVADOR: DA IMPLEMENTAÇÃO AO FECHAMENTO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente resumo tem como finalidade conhecer aspectos acerca da história e trajetória do Colégio Estadual Odorico Tavares, considerando sua implementação e fechamento (1994-2019), bem como, o contexto educacional do estado da Bahia em que esteve inserido durante seu tempo de funcionamento. A instituição de ensino foi um colégio pertencente à rede estadual e ofertou o ensino médio durante 24 anos, na região central da cidade de Salvador/BA. Pertenceu a política dos Colégios-modelo no Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio na Bahia na década de 1990, cuja intencionalidade era a ampliação da oferta de ensino médio, elevação dos níveis de qualidade da educação pública do estado e valorização do servidor público. Do ponto de vista metodológico, esta é uma investigação qualitativa com intenção exploratória, se propondo contribuir para o campo educacional a partir da utilização rigorosa de procedimentos que englobam a pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados e informações se deu por meio da consulta ao rico acervo das publicações no Diário Oficial do Estado da Bahia, acessados na Empresa Gráfica da Bahia e virtualmente no site do Diário Oficial On-line, dos Relatórios de Atividades do Governo da Bahia, consultados na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada em Salvador e por meio dos documentos oficiais do Colégio Estadual Odorico Tavares, consultados no acervo documental localizado no site de consulta pública Sistema Escolar, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. Com o desenvolvimento da investigação, foi possível coletar fontes que subsidiaram a aproximação com o panorama educacional em que o colégio e o programa do qual pertencia estavam inseridos, bem como elementos significativos da história e trajetória da instituição. Ademais, análises acerca de políticas públicas para o ensino médio na Bahia a partir da década de 1990 e do fechamento de escolas, enriquecem os resultados desta pesquisa.

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