A Educação Ambiental (EA) é uma prática social e educativa que busca desenvolver valores, conceitos e habilidades para a compreensão do ambiente e da interação entre seres humanos e o meio ambiente levando em consideração os impactos causados por essa relação. O presente artigo traz uma breve reflexão sobre o cenário de educação ambiental no contexto escolar. Trazemos algumas considerações sobre educação ambiental, nas perspectivas crítica e conservacionista e o potencial de Unidades de conservação para utilização como espaço de aprendizagem. A metodologia ativa é uma abordagem de ensino que busca incentivar o aluno a aprender de maneira autônoma e participativa, enfrentando problemas e situações reais. Por meio de tarefas que os desafiam a pensar criticamente, tomar iniciativas, debater e assumir responsabilidades, essa metodologia fortalece o protagonismo do estudante e promove sua autonomia. Considerando as dimensões naturais, social e políticas das Unidades de conservação o presente trabalho sugere estratégias pedagógicas participativas para o ensino de ciências com ênfase na educação ambiental crítica, utilizando o Parque Distrital Pequizeiros em Planaltina-DF como ambiente de aprendizagem. A pesquisa visa desenvolver e sugerir abordagens que promovam e fomentem a reflexão crítica dos estudantes sobre impactos ambientais locais, incentivando o engajamento ativo dos alunos e a conscientização sobre a importância da preservação ambiental como parte integrante de um projeto político mais amplo de sustentabilidade e justiça social.