A neurociência é um campo interdisciplinar que reúne diversas áreas do conhecimento focadas nas funções e comportamentos mediados pelo sistema nervoso, objetivando esclarecer como ocorrem os processos mentais, com base na neuroanatomia, neurofisiologia e neuropsicologia. Este trabalho relata uma experiência de extensão realizada durante a Semana do Cérebro pelos alunos do programa de pós-graduação em neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (ISD). O objetivo geral desta extensão foi disseminar conhecimentos sobre neurociência para alunos do ensino básico, promovendo a educação científica e despertando o interesse pela área. Os objetivos específicos foram: divulgar pesquisas em neurociência, apresentando aos alunos as pesquisas realizadas no ISD, demonstrando a relevância dos estudos na área e suas aplicações práticas; promover a educação científica, estimulando o interesse dos alunos do ensino básico pela neurociência e outras áreas científicas, destacando a importância da ciência nas futuras escolhas profissionais; e engajar a comunidade, fortalecendo a interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade de Capoeiras, em Macaíba-RN, mostrando como a ciência pode contribuir para o desenvolvimento social e educacional local. A atividade foi realizada na comunidade de Capoeiras, no município de Macaíba-RN. A equipe de pós-graduandos organizou palestras e oficinas interativas, abordando temas como a estrutura e função do sistema nervoso e exemplos de pesquisas em neurociência. Os resultados indicaram um aumento no interesse e na compreensão dos alunos sobre neurociência, além de uma maior valorização da ciência como ferramenta de transformação social. A interação com a comunidade possibilitou uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências, contribuindo para a missão do ISD de promover a ciência acessível a todos. Em conclusão, a experiência de extensão durante a Semana do Cérebro 2024 destacou a importância da divulgação científica e do engajamento comunitário na educação. Os objetivos específicos foram alcançados, demonstrando que iniciativas como esta podem inspirar futuras gerações e promover maior inclusão científica.