O presente artigo tem como objetivo principal analisar os aspectos pedagógicos do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Assistência Social junto com as famílias referenciadas tendo como princípio basilar a concepção de educação emancipadora proposta pelo educador Paulo Freire. Neste sentido, utiliza-se como metodologia de investigação a análise dos documentos elaborados pelo Governo Federal que apresentam as orientações técnicas para o desenvolvimento das intervenções junto aos usuários que buscam atendimento nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, buscando identificar características apontadas pela proposta freiriana de educação. Utiliza-se como obra de referência o livro Pedagogia do Oprimido por apresentar as concepções políticas de uma prática educativa voltada para a libertação e emancipação do indivíduo. A partir do analizado, compreende-se que as ações desenvolvidas pelos técnicos de nível superior de um CRAS tem, essencialmente, o espírito emancipador propagado por Paulo Freire num instante em que se propõe colaborar com o processo de libertação a ser desenvolvido pelo indivíduo, buscando a superação das condições de opressão de seu contexto sociocultural.