Esta pesquisa teve como objetivo utilizar jogos de tabuleiro modernos e jogos de RPG como forma de estimular Soft Skills em alunos do ensino médio/integrado de um campus do IFPB. As Soft Skills são competências cognitivo-comportamentais, são habilidades que podem ser desenvolvidas de diferentes formas. Um desses caminhos pode ser pela ludicidade, mais especificamente, por meio de jogos. Estes, em sendo modernos, se diferenciam dos tradicionais pela adoção de mecânicas de jogo não convencionais. Por sua vez, o RPG se trata de um jogo também interativo, no qual a história, apesar de ser capitaneada por um Narrador, é construída juntamente com os participantes que são convidados a agir em cooperação para superarem os desafios propostos. A metodologia do estudo foi classificada como descritiva e quanti-qualitativa. Para a pesquisa quantitativa, os instrumentos de coleta de dados foram constituídos de questionários estruturados com base nos estudos de Penhaki (2019) acerca de Soft Skills, sendo aplicados com participantes dos jogos de tabuleiro modernos. Os dados foram tabulados e analisados conforme análise estatística bivariada; para os participantes dos jogos de RPG, foi adotada a coleta por meio de produções textuais, as quais foram analisadas conforme categorias de pesquisa propostas por Badu (2021) em seus estudos sobre construção de narrativas. Os dados revelaram que ambas as modalidades de jogos auxiliam no estímulo às Soft Skills: os Board Games exercem forte influência na criatividade, flexibilidade, motivação e perfil de liderança dos participantes, enquanto os jogos de RPG sinalizam elevado potencial na comunicação, construção narrativa e socialização.