Este artigo investiga a aplicação de Jogos Matemáticos como ferramenta de ensino das operações básicas, destacando a importância desses jogos como recurso didático, realizado com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Curuçá – PA. Fundamentado na teoria de Piaget (1978), que acredita que os jogos não servem apenas como uma forma de diversão ou para gastar a energia das crianças, mas também são instrumentos que enriquecem o desenvolvimento intelectual e podem contribuir de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem e para a socialização das crianças. Baseados nessa teoria piagetiana fizemos uma abordagem prática e lúdica, onde foram utilizados diversos tipos de jogos, incluindo jogos de tabuleiro, jogos da velha matemáticos e outros objetos manipuláveis, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e engajador. A metodologia aplicada envolveu a interação direta com os alunos, observando suas reações e progresso ao longo das atividades. Os resultados da aplicação dos jogos mostraram-se promissores, indicando que os alunos não apenas se divertiram, mas também aprimoraram suas habilidades matemáticas operacionais. As atividades lúdicas facilitaram a assimilação dos conteúdos, tornando o aprendizado mais significativo e menos abstrato. Além disso, os jogos contribuíram para a redução da ansiedade matemática, criando um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo. Conclui-se que a utilização de jogos matemáticos no ensino de Matemática é uma estratégia eficaz e enriquecedora. A experiência prática demonstrou que, ao integrar jogos no currículo escolar, é possível promover um ensino mais atrativo e eficiente, que beneficia tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o emocional dos alunos.