O estudo teve como objetivo primordial analisar os recursos didáticos e as estratégias de ensino adotadas pelos docentes durante o processo de ensino de conteúdos matemáticos no âmbito das aulas ministradas na educação básica, empregando uma abordagem metodológica de revisão integrativa da literatura em artigos acadêmicos. O emprego adequado de tais recursos didáticos e estratégias de ensino é capaz de fomentar a criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, contribuindo, por conseguinte, para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e sociais dos discentes, o que, por sua vez, tende a resultar em um aprimoramento significativo de seu desempenho durante as aulas. É pertinente ressaltar que o estudo foi conduzido mediante uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, através da análise minuciosa de artigos científicos previamente selecionados. A coleta dos dados científicos foi realizada na prestigiosa base de dados "SCIELO", onde foram identificados inicialmente 202 artigos, sendo submetidos a um criterioso processo de seleção para identificar aqueles que melhor se alinhavam aos objetivos da pesquisa, culminando na escolha de 10 produções acadêmicas relevantes. As propostas apresentadas nos estudos selecionados enfatizam a importância da combinação sinérgica de múltiplos recursos didáticos para a otimização do processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, particularmente no que tange aos conteúdos matemáticos. Adicionalmente, destaca-se que o uso estratégico de tecnologias educacionais pode estimular uma participação mais ativa e envolvente dos estudantes, sobretudo quando estes estão diretamente envolvidos na produção e manipulação de mídias digitais ou equipamentos tecnológicos, conferindo-lhes, assim, um papel mais proeminente e dinâmico no processo educativo.