Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DA I FEIRA E MOSTRA ESTADUAL DE ESCOLAS DO ESTADO DO CEARÁ (I FEMEC) NA VIDA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113780
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7006
    "inscrito_id" => 17115
    "titulo" => "O IMPACTO DA I FEIRA E MOSTRA ESTADUAL DE ESCOLAS DO ESTADO DO CEARÁ (I FEMEC) NA VIDA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "A promoção de Feiras de Ciências e Mostras Científicas no Brasil se configura como um investimento na qualidade do ensino nacional, além de ser uma estratégia de grande impacto no monitoramento da situação educacional em vigência de diversos locais do país. Nessa perspectiva, esse trabalho busca apresentar o impacto da realização da I Feira e Mostra Estadual de Escolas do Estado do Ceará (I FEMEC) no desempenho acadêmico e pessoal de estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. A I FEMEC foi uma Feira Estadual em que alunos da rede pública tiveram a oportunidade de submeter trabalhos científicos a uma banca examinadora composta por professores, pós-graduandos e doutorandos. O evento foi promovido pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME) e ocorreu dentro da própria Universidade Federal do Ceará (UFC), no Centro de Convivências do campus do Pici - local que contou com a participação de mais de 600 pessoas, 82 trabalhos apresentados, 18 municípios presentes e 45 escolas participantes. Além disso, a Feira ocorreu vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplando com um ano de bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico à Pesquisa (ATP-A) os 9 alunos e 3 professores ganhadores da categoria ouro, respectivamente. Nesse contexto, pode-se destacar a importância que os participantes atribuíram ao evento, principalmente com uma premiação de tal renome, o que incitou a criatividade e o envolvimento na elaboração de pesquisas. Portanto, foi observado que houve um incentivo a produção de trabalhos científicos adiantadamente, despertamento de interesse em ingresso no ensino superior pelos jovens participantes, aumento do senso de responsabilidade e obrigatoriedade com os estudos, além da influência acadêmica positiva das equipes que estiveram no evento proporcionaram aos demais colegas de sala após o retorno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17115_TB7006_27102024232727.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticiasouza@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113780
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7006
    "inscrito_id" => 17115
    "titulo" => "O IMPACTO DA I FEIRA E MOSTRA ESTADUAL DE ESCOLAS DO ESTADO DO CEARÁ (I FEMEC) NA VIDA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "A promoção de Feiras de Ciências e Mostras Científicas no Brasil se configura como um investimento na qualidade do ensino nacional, além de ser uma estratégia de grande impacto no monitoramento da situação educacional em vigência de diversos locais do país. Nessa perspectiva, esse trabalho busca apresentar o impacto da realização da I Feira e Mostra Estadual de Escolas do Estado do Ceará (I FEMEC) no desempenho acadêmico e pessoal de estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. A I FEMEC foi uma Feira Estadual em que alunos da rede pública tiveram a oportunidade de submeter trabalhos científicos a uma banca examinadora composta por professores, pós-graduandos e doutorandos. O evento foi promovido pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME) e ocorreu dentro da própria Universidade Federal do Ceará (UFC), no Centro de Convivências do campus do Pici - local que contou com a participação de mais de 600 pessoas, 82 trabalhos apresentados, 18 municípios presentes e 45 escolas participantes. Além disso, a Feira ocorreu vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplando com um ano de bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico à Pesquisa (ATP-A) os 9 alunos e 3 professores ganhadores da categoria ouro, respectivamente. Nesse contexto, pode-se destacar a importância que os participantes atribuíram ao evento, principalmente com uma premiação de tal renome, o que incitou a criatividade e o envolvimento na elaboração de pesquisas. Portanto, foi observado que houve um incentivo a produção de trabalhos científicos adiantadamente, despertamento de interesse em ingresso no ensino superior pelos jovens participantes, aumento do senso de responsabilidade e obrigatoriedade com os estudos, além da influência acadêmica positiva das equipes que estiveram no evento proporcionaram aos demais colegas de sala após o retorno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17115_TB7006_27102024232727.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticiasouza@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A promoção de Feiras de Ciências e Mostras Científicas no Brasil se configura como um investimento na qualidade do ensino nacional, além de ser uma estratégia de grande impacto no monitoramento da situação educacional em vigência de diversos locais do país. Nessa perspectiva, esse trabalho busca apresentar o impacto da realização da I Feira e Mostra Estadual de Escolas do Estado do Ceará (I FEMEC) no desempenho acadêmico e pessoal de estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. A I FEMEC foi uma Feira Estadual em que alunos da rede pública tiveram a oportunidade de submeter trabalhos científicos a uma banca examinadora composta por professores, pós-graduandos e doutorandos. O evento foi promovido pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME) e ocorreu dentro da própria Universidade Federal do Ceará (UFC), no Centro de Convivências do campus do Pici - local que contou com a participação de mais de 600 pessoas, 82 trabalhos apresentados, 18 municípios presentes e 45 escolas participantes. Além disso, a Feira ocorreu vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplando com um ano de bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico à Pesquisa (ATP-A) os 9 alunos e 3 professores ganhadores da categoria ouro, respectivamente. Nesse contexto, pode-se destacar a importância que os participantes atribuíram ao evento, principalmente com uma premiação de tal renome, o que incitou a criatividade e o envolvimento na elaboração de pesquisas. Portanto, foi observado que houve um incentivo a produção de trabalhos científicos adiantadamente, despertamento de interesse em ingresso no ensino superior pelos jovens participantes, aumento do senso de responsabilidade e obrigatoriedade com os estudos, além da influência acadêmica positiva das equipes que estiveram no evento proporcionaram aos demais colegas de sala após o retorno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.