Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMPLIANDO O POTENCIAL DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ESTRATÉGIAS ESTIMULANTES A CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A aprendizagem é uma capacidade inata do ser humano não relativamente associada unicamente ao período escolar, mas um potencial de significação que o indivíduo cria em toda a sua história de vida. Por meio do aprender, cria-se uma infinidade de conexões com a realidade, aprimorando conhecimentos e a partir deles, desenvolve-se um conjunto de habilidades essenciais para a própria existência. No ambiente escolar, para que a aprendizagem institucionalizada ocorra de forma eficaz, é crucial que os estudantes estejam motivados e abertos ao conhecimento. O potencial de aprendizagem de estudantes desmotivados é afetado diretamente pela falta de concentração e pela falta de atenção na aula. Desafio que é exponencial no ensino de ciências em que parte do conhecimento é abstrata, e que requer a imaginação de eventos, estruturas, formas e fenômenos naturais. Diante disso, é fundamental a articulação de estratégias que potencializam a atenção e a manutenção do foco por um período de tempo maior. O professor é o articulador que provoca estímulos que geram curiosidade e estima na turma, mas é necessário pontuar que o real interesse parte daquele que está disposto a aprender. O presente artigo tem como objetivo geral analisar e discutir estratégias que visam estimular o foco e a atenção dos alunos, proporcionando uma aula com maior significação. O percurso metodológico adotado é de caráter exploratório e descritivo, utilizando uma abordagem qualitativa. Esta pesquisa foi aplicada a professores de ciências da educação básica do município de Sobral, no estado do Ceará. Os resultados apresentados destacam estratégias eficazes na ampliação do potencial de aprendizagem, sendo então compartilhadas pelos professores participantes.

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