O presente trabalho pretende relatar a funcionalidade e aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDCs) como recurso para auxiliar a prática na contação de histórias, em espaços escolares e não escolares. O espaço educativo exige, a cada momento, o desenvolvimento de um olhar inovador, crítico no tocante às atividades propostas e a busca por meios de instrumentos pedagógicos, para poder dinamizar o ensino e facilitar a alfabetização e letramento no contexto educacional. Como um dos eixos essenciais para alcançar os objetivos e metas relacionadas ao procedimento de aprendizagem significativa no âmbito da educação, destacamos a criação de espaços em que as crianças descubram o entusiasmo e prazer na leitura, enquanto a contação promove a interação e imaginação, o aperfeiçoamento da assimilação de produção textual e o incentivo pela leitura. Compreendemos que não é suficiente ensinar a ler, mas que vá além do processo de apropriação da escrita, a partir da ludicidade, no sentido de alcançar uma construção significativa na leitura e notação do aluno. Faz-se necessária, também, a utilização de recursos lúdicos em consonância com a tecnologia, a fim de estimular esse processo de aprendizagem, tornando-o dinamizado e atrativo. Consideramos que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em conjunto com as metodologias ativas, favorecem a formação escolar além das salas de aula, uma vez que oportunizam conhecer diversos meios do entendimento da sua prática, materializando compromissos éticos e solidários na formação de pessoas e profissionais humanizados.