O ensino de Botânica é fundamental para compreender a diversidade, a importância e o funcionamento das plantas, pois abrange tanto conceitos básicos, como anatomia e fisiologia vegetal, quanto tópicos avançados, a exemplo da ecologia e taxonomia. Porém, o seu ensino muitas vezes acaba ficando somente no campo teórico, inibindo assim um entendimento efetivo dos temas abordados. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo analisar a utilização de exsicatas como recursos instrucionais no ensino de Botânica em turmas de 2ª série do Ensino Médio Integrado no IFMA – campus Codó, permitindo assim uma compreensão mais abrangente do reino vegetal. A metodologia adotada envolve a realização de aulas expositivas e dialogadas com a utilização de exsicatas. Ao final, será aplicado um questionário junto aos alunos acerca do entendimento do tema escolhido e sobre suas concepções sobre a utilização das exsicatas nas aulas. Anteriormente, serão realizadas coletas de espécimes vegetais dentro do domínio do campus, para isso será executada uma etapa de campo dividida em três subetapas, sendo elas, pré-coleta, coleta e pós-coleta, nas quais o material vegetal será coletado, prensado, catalogado e disposto no Laboratório de Biologia. Com base nas análises dos dados coletados e da revisão bibliográfica, serão propostas estratégias para melhorar o ensino de Botânica, visando reduzir a deficiência no ensino de Biologia. Espera-se que os resultados deste projeto possam propiciar a produção de recursos instrucionais que possam ser usados nas aulas de Biologia do Ensino Médio Integrado, com vistas à aprendizagem dos estudantes.