Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO LÁPIS AO CLIQUE: PRODUÇÃO DE DESENHOS E MAPAS MENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA DIVULGAÇÃO ONLINE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112793
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5571
    "inscrito_id" => 7092
    "titulo" => "DO LÁPIS AO CLIQUE: PRODUÇÃO DE DESENHOS E MAPAS MENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA DIVULGAÇÃO ONLINE"
    "resumo" => "As artes visuais são formas de manifestação artísticas que possuem um espaço muito diverso, integrando áreas como escultura, pinturas, artesanatos, entre outras expressões, que contribuem para a formação de identidades culturais e promoções de diálogos na sociedade. A utilização das artes visuais como ferramenta de ensino de ciências oportuniza uma melhor compreensão e acessibilidade de conteúdos acadêmicos, devido aos seus elementos gráficos e esquematizados. Com o progresso da tecnologia, a divulgação científica vem ocupando os espaços virtuais, propagando materiais educativos para diversos perfis de público. Nesse contexto, os licenciandos em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Acopiara, buscando abordar a importância de um ensino mais interativo e dinâmico, na perspectiva de tornar o aprendizado mais eficiente e acessível, iniciaram um perfil no Instagram sob o título “do lápis ao clique”. A rede social supracitada utiliza ilustrações e esquemas visuais com temáticas relacionadas a temas acadêmicos e curiosidade sobre biologia geral. Deste modo, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência objetivando descrever o processo de produção de desenhos e mapas mentais para o ensino de biologia compartilhados pelo perfil apresentado. Pretende-se ainda com este trabalho partilhar as estratégias de criação e estratégias de divulgação, bem como mensurar a quantidade de curtidas, compartilhamentos, visualizações, além de levar em consideração aspectos como comentários e pesquisas de opinião nos stories com o conteúdo publicado. Os resultados obtidos demonstram a potencialidade da utilização de ilustrações e redes sociais na difusão do conhecimento científico voltado ao ensino de biologia. Espera-se que este trabalho estimule a utilização de ilustrações e esquemas visuais como ferramenta de popularização da ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7092_TB5571_26102024074312.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YAKLA GARDÊNIA NUNES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "YAKLA"
    "autor_email" => "yakla.lopes60@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112793
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5571
    "inscrito_id" => 7092
    "titulo" => "DO LÁPIS AO CLIQUE: PRODUÇÃO DE DESENHOS E MAPAS MENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA DIVULGAÇÃO ONLINE"
    "resumo" => "As artes visuais são formas de manifestação artísticas que possuem um espaço muito diverso, integrando áreas como escultura, pinturas, artesanatos, entre outras expressões, que contribuem para a formação de identidades culturais e promoções de diálogos na sociedade. A utilização das artes visuais como ferramenta de ensino de ciências oportuniza uma melhor compreensão e acessibilidade de conteúdos acadêmicos, devido aos seus elementos gráficos e esquematizados. Com o progresso da tecnologia, a divulgação científica vem ocupando os espaços virtuais, propagando materiais educativos para diversos perfis de público. Nesse contexto, os licenciandos em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Acopiara, buscando abordar a importância de um ensino mais interativo e dinâmico, na perspectiva de tornar o aprendizado mais eficiente e acessível, iniciaram um perfil no Instagram sob o título “do lápis ao clique”. A rede social supracitada utiliza ilustrações e esquemas visuais com temáticas relacionadas a temas acadêmicos e curiosidade sobre biologia geral. Deste modo, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência objetivando descrever o processo de produção de desenhos e mapas mentais para o ensino de biologia compartilhados pelo perfil apresentado. Pretende-se ainda com este trabalho partilhar as estratégias de criação e estratégias de divulgação, bem como mensurar a quantidade de curtidas, compartilhamentos, visualizações, além de levar em consideração aspectos como comentários e pesquisas de opinião nos stories com o conteúdo publicado. Os resultados obtidos demonstram a potencialidade da utilização de ilustrações e redes sociais na difusão do conhecimento científico voltado ao ensino de biologia. Espera-se que este trabalho estimule a utilização de ilustrações e esquemas visuais como ferramenta de popularização da ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7092_TB5571_26102024074312.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YAKLA GARDÊNIA NUNES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "YAKLA"
    "autor_email" => "yakla.lopes60@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As artes visuais são formas de manifestação artísticas que possuem um espaço muito diverso, integrando áreas como escultura, pinturas, artesanatos, entre outras expressões, que contribuem para a formação de identidades culturais e promoções de diálogos na sociedade. A utilização das artes visuais como ferramenta de ensino de ciências oportuniza uma melhor compreensão e acessibilidade de conteúdos acadêmicos, devido aos seus elementos gráficos e esquematizados. Com o progresso da tecnologia, a divulgação científica vem ocupando os espaços virtuais, propagando materiais educativos para diversos perfis de público. Nesse contexto, os licenciandos em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Acopiara, buscando abordar a importância de um ensino mais interativo e dinâmico, na perspectiva de tornar o aprendizado mais eficiente e acessível, iniciaram um perfil no Instagram sob o título “do lápis ao clique”. A rede social supracitada utiliza ilustrações e esquemas visuais com temáticas relacionadas a temas acadêmicos e curiosidade sobre biologia geral. Deste modo, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência objetivando descrever o processo de produção de desenhos e mapas mentais para o ensino de biologia compartilhados pelo perfil apresentado. Pretende-se ainda com este trabalho partilhar as estratégias de criação e estratégias de divulgação, bem como mensurar a quantidade de curtidas, compartilhamentos, visualizações, além de levar em consideração aspectos como comentários e pesquisas de opinião nos stories com o conteúdo publicado. Os resultados obtidos demonstram a potencialidade da utilização de ilustrações e redes sociais na difusão do conhecimento científico voltado ao ensino de biologia. Espera-se que este trabalho estimule a utilização de ilustrações e esquemas visuais como ferramenta de popularização da ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.