As mudanças ocorridas na sociedade contemporânea têm levantado a discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem. As metodologias ativas trabalham com uma concepção de educação crítico-reflexiva, com base em estímulo no processo ensino e aprendizagem, resultando em envolvimento por parte do educando na busca pelo próprio conhecimento. Nesse sentido, objetiva-se discutir o uso das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem na formação de profissionais da área da saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando assim, a busca de artigos nas bases de dados como, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Portal de Periódicos CAPES/Ministério da Educação (MEC) e biblioteca virtual em saúde (BVS), durante os últimos 5 anos. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Metodologias Ativas”, “Aprendizagem” e “Profissionais De Saúde” a partir das quais foram feitas distintas combinações No que tange aos resultados e discussões, percebe-se que o processo de formação dos profissionais de saúde está, prematuramente, ligado à íntima convivência entre os mestres e seus aprendizes, em um processo conhecido por Ariès de aprendizagem, onde o estudante (aprendiz) não recebe o conhecimento ou habilidade numa via unidirecional, mas participa juntamente com o mestre (professor) na produção deste. Nesta perspectiva, apresenta-se a importância da aplicação de metodologias ativas, como a metodologia da problematização, que a partir das situações do cotidiano, da problematização em grupo, traz a possibilidade de uma reflexão crítica e aprendizagem coletiva, da equipe de trabalho, pensando nas soluções dos seus problemas reais do cotidiano. Portanto, fica notório a necessidade de uma reformulação da proposta curricular das instituições de nível superior que ofertem cursos na área da saúde, que abordem conteúdos de forma mais dinâmica e permitam uma maior aproximação entre professores e alunos, bem como consigam colaborar para a formação de profissionais críticos e reflexivos.