A teoria crítica destaca a importância de reconhecer e valorizar as diversas identidades culturais, promovendo a igualdade de direitos. Na interseção com a educação, direitos humanos e interculturalidade, a Teoria Crítica enfatiza a necessidade de integrar perspectivas interculturais no currículo escolar e nas práticas educacionais. O presente escrito tem por objetivo analisar as abordagens teóricas da Teoria Crítica em relação à interseção entre educação, direitos humanos e interculturalidade, visando contribuir para uma reflexão aprofundada sobre a promoção da igualdade, diversidade e justiça social. De maneira específica, busca investigar as bases teóricas da Teoria Crítica e sua aplicação no contexto educacional, destacando a importância do reconhecimento das identidades culturais e dos direitos humanos; analisar as contribuições da Teoria Crítica para a promoção da interculturalidade na educação, explorando como as perspectivas interculturais podem ser integradas no currículo e nas práticas pedagógicas; avaliar o papel da Teoria Crítica na luta por reconhecimento, identificando suas implicações para a construção de sociedades mais inclusivas, equitativas e plurais. Como resultados, houve maior compreensão das bases teóricas da Teoria Crítica e sua aplicação no contexto educacional, contribuindo para uma reflexão crítica sobre as relações entre poder, cultura e reconhecimento; houve ainda contribuições para a construção de abordagens teóricas mais inclusivas e equitativas no campo da educação, direitos humanos e interculturalidade, visando impactos positivos nas práticas educacionais e políticas públicas.