A Educação Física (EF) uma disciplina que desempenha um papel fundamental na formação integral dos alunos, desenvolvendo aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, bem como transmitindo valores como respeito e disciplina. A formação social destaca-se como o processo o qual os indivíduos adquirem habilidades sociais, valores e comportamentos essenciais para a convivência em sociedade. O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos professores de EF de escolas públicas municipais de Floriano-PI, sobre a influência da Educação Física Escolar (EFE) na formação social dos alunos. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, possuindo caráter descritivo e configurando-se como estudo de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por seis questões fechadas, Quanto ao tempo a pesquisa se caracterizou como transversal. Os participantes da pesquisa foram professores da rede pública municipal urbana de Floriano. A amostra do estudo correspondeu a 10 participantes. Os dados coletados a partir do instrumento de coleta de dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio programa Microsoft Office Excel, levando em conta a frequência das respostas fornecidas pelos professores e representados em gráficos considerando critérios de importância. Os resultados obtidos revelaram uma uniformidade nas percepções dos professores, refletida na valorização da EFE como um componente fundamental para o desenvolvimento social dos alunos. Os professores consideram as aulas de EF como muito importantes ou importantes para o processo de formação social, destacando sua contribuição para o desenvolvimento de valores como cooperação, disciplina, respeito e trabalho em equipe. Essa uniformidade de perspectivas entre os educadores ressaltou a importância crucial da EFE como um pilar essencial no processo educativo e formação de valores. Estes achados corroboram estudos anteriores, ressaltando a necessidade de reconhecer e valorizar a EFE como parte essencial do currículo escolar, capaz de impactar positivamente a formação integral dos indivíduos.