Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E AS RELAÇÕES COM A PRÁTICA DOCENTE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113101
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6018
    "inscrito_id" => 15378
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E AS RELAÇÕES COM A PRÁTICA DOCENTE."
    "resumo" => "Este estudo analisa a prática docente dos professores de Biologia na rede estadual de Ensino do município de Codó-MA. Para explorar o tema, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: de que maneira o processo formativo dos professores de Biologia contribui para o aprimoramento de sua prática docente? O objetivo geral do estudo foi analisar como a formação dos professores de Biologia influencia no desenvolvimento de suas práticas em sala de aula. Especificamente, o estudo buscou: delinear o perfil dos professores de Biologia da rede estadual de Ensino em Codó; entender o processo formativo, tanto inicial quanto continuado, desses professores; e identificar as contribuições da formação (inicial e continuada) para suas práticas pedagógicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Os participantes e o contexto do estudo envolveram oito professores de Biologia atuantes na rede estadual de Ensino de Codó. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de obter informações sobre a prática docente e o processo formativo em Biologia. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo, buscando descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas. Os resultados indicam que, durante a formação inicial, os professores enfrentam desafios como a falta de recursos e a complexidade de certos conceitos, o que também gera aprendizado valioso, como a necessidade de buscar soluções inovadoras e desenvolver habilidades de adaptação. Em relação à formação continuada, os professores reconhecem sua importância para atualizar conhecimentos e melhorar suas práticas docentes. Eles mencionam a participação em cursos, workshops e programas de pós-graduação como formas de se manterem atualizados e aprimorarem suas habilidades pedagógicas. A formação continuada é também vista como uma oportunidade para aumentar a interação e a participação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15378_TB6018_27102024235023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE BRITO MOTA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "britoh@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113101
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6018
    "inscrito_id" => 15378
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E AS RELAÇÕES COM A PRÁTICA DOCENTE."
    "resumo" => "Este estudo analisa a prática docente dos professores de Biologia na rede estadual de Ensino do município de Codó-MA. Para explorar o tema, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: de que maneira o processo formativo dos professores de Biologia contribui para o aprimoramento de sua prática docente? O objetivo geral do estudo foi analisar como a formação dos professores de Biologia influencia no desenvolvimento de suas práticas em sala de aula. Especificamente, o estudo buscou: delinear o perfil dos professores de Biologia da rede estadual de Ensino em Codó; entender o processo formativo, tanto inicial quanto continuado, desses professores; e identificar as contribuições da formação (inicial e continuada) para suas práticas pedagógicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Os participantes e o contexto do estudo envolveram oito professores de Biologia atuantes na rede estadual de Ensino de Codó. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de obter informações sobre a prática docente e o processo formativo em Biologia. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo, buscando descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas. Os resultados indicam que, durante a formação inicial, os professores enfrentam desafios como a falta de recursos e a complexidade de certos conceitos, o que também gera aprendizado valioso, como a necessidade de buscar soluções inovadoras e desenvolver habilidades de adaptação. Em relação à formação continuada, os professores reconhecem sua importância para atualizar conhecimentos e melhorar suas práticas docentes. Eles mencionam a participação em cursos, workshops e programas de pós-graduação como formas de se manterem atualizados e aprimorarem suas habilidades pedagógicas. A formação continuada é também vista como uma oportunidade para aumentar a interação e a participação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15378_TB6018_27102024235023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE BRITO MOTA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "britoh@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo analisa a prática docente dos professores de Biologia na rede estadual de Ensino do município de Codó-MA. Para explorar o tema, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: de que maneira o processo formativo dos professores de Biologia contribui para o aprimoramento de sua prática docente? O objetivo geral do estudo foi analisar como a formação dos professores de Biologia influencia no desenvolvimento de suas práticas em sala de aula. Especificamente, o estudo buscou: delinear o perfil dos professores de Biologia da rede estadual de Ensino em Codó; entender o processo formativo, tanto inicial quanto continuado, desses professores; e identificar as contribuições da formação (inicial e continuada) para suas práticas pedagógicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Os participantes e o contexto do estudo envolveram oito professores de Biologia atuantes na rede estadual de Ensino de Codó. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de obter informações sobre a prática docente e o processo formativo em Biologia. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo, buscando descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas. Os resultados indicam que, durante a formação inicial, os professores enfrentam desafios como a falta de recursos e a complexidade de certos conceitos, o que também gera aprendizado valioso, como a necessidade de buscar soluções inovadoras e desenvolver habilidades de adaptação. Em relação à formação continuada, os professores reconhecem sua importância para atualizar conhecimentos e melhorar suas práticas docentes. Eles mencionam a participação em cursos, workshops e programas de pós-graduação como formas de se manterem atualizados e aprimorarem suas habilidades pedagógicas. A formação continuada é também vista como uma oportunidade para aumentar a interação e a participação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.