Este estudo analisa a prática docente dos professores de Biologia na rede estadual de Ensino do município de Codó-MA. Para explorar o tema, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: de que maneira o processo formativo dos professores de Biologia contribui para o aprimoramento de sua prática docente? O objetivo geral do estudo foi analisar como a formação dos professores de Biologia influencia no desenvolvimento de suas práticas em sala de aula. Especificamente, o estudo buscou: delinear o perfil dos professores de Biologia da rede estadual de Ensino em Codó; entender o processo formativo, tanto inicial quanto continuado, desses professores; e identificar as contribuições da formação (inicial e continuada) para suas práticas pedagógicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Os participantes e o contexto do estudo envolveram oito professores de Biologia atuantes na rede estadual de Ensino de Codó. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de obter informações sobre a prática docente e o processo formativo em Biologia. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo, buscando descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas. Os resultados indicam que, durante a formação inicial, os professores enfrentam desafios como a falta de recursos e a complexidade de certos conceitos, o que também gera aprendizado valioso, como a necessidade de buscar soluções inovadoras e desenvolver habilidades de adaptação. Em relação à formação continuada, os professores reconhecem sua importância para atualizar conhecimentos e melhorar suas práticas docentes. Eles mencionam a participação em cursos, workshops e programas de pós-graduação como formas de se manterem atualizados e aprimorarem suas habilidades pedagógicas. A formação continuada é também vista como uma oportunidade para aumentar a interação e a participação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes.