Este trabalho aborda a construção e aplicação de um modelo de pesquisa censitária intitulado Censo da Diversidade, para identificação e análise do perfil dos/das estudantes de uma instituição educacional. A iniciativa fez parte do projeto Diversidade, Inclusão e Educação: para compreender a questão da diferença no Instituto Federal de Pernambuco - campus Belo Jardim. O projeto buscou entender como os marcadores sociais se configuram no instituto, e como a diferença orienta vivências no ambiente escolar. A iniciativa fundamenta-se em estudos e pesquisas no campo das ciências sociais, geográficas e educacionais. Utilizamos o conceito de interseccionalidade como aporte teórico ao estudo da relação entre as diferenças e as desigualdades no âmbito escolar. Os procedimentos metodológicos basearam-se na produção de um modelo de pesquisa censitária estruturado a partir de 6 marcadores da diferença - raça/etnia; gênero; sexualidade; classe social; origem geográfica; e deficiência. A sua elaboração considerou como pressupostos a comparabilidade com pesquisas oficiais ou acadêmicas similares, a adaptação da linguagem ao perfil de ensino médio e superior e à realidade dos Institutos Federais, além da conjuntura regional. O questionário foi elaborado com questões fechadas, abertas, além de escalas sociais de atribuição de valores, e os dados foram tratados a partir do software SPSS e analisados com base em procedimentos estatísticos. A dimensão racial, foco deste trabalho, foi investigada a partir de diferentes sistemas de classificação de cor ou raça, possibilitando a identificação do perfil étnico-racial dos discentes da instituição, e seu entrecruzamento com os demais marcadores sociais da diferença, captando diferenças diferentes cursos, turmas e anos. Possibilitou também a identificação de processos discriminatórios e sua reverberação na prática educacional e nos processos de aprendizagem.