CODOCÊNCIA E UNIDADES DIDÁTICAS BILÍNGUES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113728 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6935 "inscrito_id" => 10936 "titulo" => "CODOCÊNCIA E UNIDADES DIDÁTICAS BILÍNGUES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "Este trabalho objetivou contribuir para a formação de professores regentes de Atividades, Ciências Naturais e intérpretes na Secretaria de Educação, no curso “Libras- Codocência e Sinais-termo no Ensino de Ciências”. A didática focou na relação de Codocência no Ensino de Ciências, discutindo conceitos e sinais-termo, propondo a produção colaborativa de Unidades Didáticas Bilíngues -UDBs– Português escrito/Libras. O curso foi idealizado pelo fato da SEEDF ter uma situação peculiar nas suas escolas inclusivas, pois há funções diferentes para profissionais de mesma carreira dentro do mesmo ambiente. A metodologia deste trabalho compreendeu, dentre outras, a criação de UDBs, em que os professores cursistas deveriam escolher os temas com base nos sinais-termo retirados de fontes diversas. A UDB teria que trazer a parte conceitual do objeto do conhecimento escolhido e ser composta de diferentes recursos didáticos. Foram produzidas pelos professores cursistas as UDBs “Sistema Solar”; “Fases da Lua”; “Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas” e “Pontos Cardeais”. Ao final do curso para a realização das UDBs estavam presentes três professores com formação em Ciências Biológicas, seis professoras que atuam como tradutores intérpretes, sendo uma Surda e um professor Surdo de área diferente, mas com interesse pela temática. Entendemos a importância da utilização das UDBs para favorecer a aquisição e construção de novos significados em sala de aula, principalmente no que confere aos saberes científicos, viabilizando a autonomia nos estudos com materiais pensados para permitir a acessibilidade dos conteúdos escritos para a Libras com uso de QR Code dando acesso aos videotextos, sendo tudo isso possibilitado pela relação de Codocência. No último dia do curso foi aplicado a técnica de Grupo de Discussão. Sendo importante que outras UDBs sejam produzidas, considerando outros temas em Ciências da Natureza e, também, em outras áreas do conhecimento, tendo a Codocência como um princípio basilar para a Educação Inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10936_TB6935_27062024160833.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Fabiana Alves" "autor_email" => "alvesdecarvalhofabiana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113728 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6935 "inscrito_id" => 10936 "titulo" => "CODOCÊNCIA E UNIDADES DIDÁTICAS BILÍNGUES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "Este trabalho objetivou contribuir para a formação de professores regentes de Atividades, Ciências Naturais e intérpretes na Secretaria de Educação, no curso “Libras- Codocência e Sinais-termo no Ensino de Ciências”. A didática focou na relação de Codocência no Ensino de Ciências, discutindo conceitos e sinais-termo, propondo a produção colaborativa de Unidades Didáticas Bilíngues -UDBs– Português escrito/Libras. O curso foi idealizado pelo fato da SEEDF ter uma situação peculiar nas suas escolas inclusivas, pois há funções diferentes para profissionais de mesma carreira dentro do mesmo ambiente. A metodologia deste trabalho compreendeu, dentre outras, a criação de UDBs, em que os professores cursistas deveriam escolher os temas com base nos sinais-termo retirados de fontes diversas. A UDB teria que trazer a parte conceitual do objeto do conhecimento escolhido e ser composta de diferentes recursos didáticos. Foram produzidas pelos professores cursistas as UDBs “Sistema Solar”; “Fases da Lua”; “Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas” e “Pontos Cardeais”. Ao final do curso para a realização das UDBs estavam presentes três professores com formação em Ciências Biológicas, seis professoras que atuam como tradutores intérpretes, sendo uma Surda e um professor Surdo de área diferente, mas com interesse pela temática. Entendemos a importância da utilização das UDBs para favorecer a aquisição e construção de novos significados em sala de aula, principalmente no que confere aos saberes científicos, viabilizando a autonomia nos estudos com materiais pensados para permitir a acessibilidade dos conteúdos escritos para a Libras com uso de QR Code dando acesso aos videotextos, sendo tudo isso possibilitado pela relação de Codocência. No último dia do curso foi aplicado a técnica de Grupo de Discussão. Sendo importante que outras UDBs sejam produzidas, considerando outros temas em Ciências da Natureza e, também, em outras áreas do conhecimento, tendo a Codocência como um princípio basilar para a Educação Inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10936_TB6935_27062024160833.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Fabiana Alves" "autor_email" => "alvesdecarvalhofabiana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }