A avaliação da aprendizagem é um fenômeno decorrente do universo educacional formal, isto é, relaciona-se com aqueles que respiram o ensinar e aprender da educação escolar. A complexidade da Avaliação da Aprendizagem exige preparo teórico e prático para formação docente, o que considera a importância da Avaliação da Aprendizagem como componente curricular específico dos cursos de Licenciatura. Diante disso, a pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na perspectiva teoria-prática na formação docente, tendo como principais referências Libâneo (2006, 2013), que ressalta a importância do planejamento escolar, Luckesi (2000), Gatti e Nunes (2009) que abordam a formação de professores, em especial a Avaliação da Aprendizagem como prática docente. O presente estudo parte de uma análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Letras Língua Português da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. A pesquisa indicou a preocupação da exclusividade da Avaliação da Aprendizagem como componente curricular principalmente no curso de Pedagogia, mais do que nos outros cursos analisados. Tal análise, demonstra a escassez de relação entre as ciências desses curso de licenciatura estudados em concordância com o processo de formação docente, já que, a Avaliação da Aprendizagem fará parte do exercício profissional dos estudantes dessas licenciaturas.