A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111435 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3608 "inscrito_id" => 10911 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Esta pesquisa, desenvolvida com a abordagem metodológica por meio de um estudo de caso, consistiu na observação do grupo de crianças com 4 anos de idade, em uma creche-escola da Rede Municipal de Recife. Durante as observações, buscamos compreender experiências vivenciadas na Educação Infantil. Para isso, nos tornamos ‘criancistas’ em nosso objeto e campo de estudos, utilizando o ato de brincar, conhecer e observar as infâncias, enfatizando objetivos temáticos a serem desvendados, dentre eles: A mediação e engajamento das crianças durante o encontro, concepção de infância e criança; A análise sobre as interações, brincadeiras e experiências artísticas; E a análise sobre o trabalho com a linguagem oral, leitura e escrita na escola. Além de outros aspectos do desenvolvimento, socioeducativos, históricos que perpassam a criança, as vivências constituem espaços de aprendizagens e desenvolvimento infantil. A aprendizagem das crianças acontece de forma eficiente já o incentivo às vivências diversas, a partir de estímulos físicos e cognitivos. Ao desconsiderar esses aspectos, corremos o risco de permanecer na tradicionalidade e mecanicidade, sem tornar os aprendizados reais e/ou significativos, formando cada vez mais humanos reprodutivistas. Como resultado da pesquisa, enfatizamos a importância das vivências na infância, além disso, percebemos que as profissionais durante os momentos consideram a criança como um ser histórico, cultural e social que carrega consigo bagagens, ou seja, existe um capital ativo em que as professoras valorizam. Por isso, a docência na Educação Infantil, principalmente, deve fortalecer a brincadeira, a cultura corporal, o ambiente, as pessoas e as relações que ali podem se formar, sendo papel do professor identificar as potencialidades e questões a serem trabalhadas, tornando a infância desafiante, alegre, instigante. Os resultados também refletem a importância da prática docente, visto que é essencial uma formação de qualidade e contínua para oferecer melhores vivências para as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10911_TB3608_17052024151015.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA MENDONÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "bianca.mendonca@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111435 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3608 "inscrito_id" => 10911 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Esta pesquisa, desenvolvida com a abordagem metodológica por meio de um estudo de caso, consistiu na observação do grupo de crianças com 4 anos de idade, em uma creche-escola da Rede Municipal de Recife. Durante as observações, buscamos compreender experiências vivenciadas na Educação Infantil. Para isso, nos tornamos ‘criancistas’ em nosso objeto e campo de estudos, utilizando o ato de brincar, conhecer e observar as infâncias, enfatizando objetivos temáticos a serem desvendados, dentre eles: A mediação e engajamento das crianças durante o encontro, concepção de infância e criança; A análise sobre as interações, brincadeiras e experiências artísticas; E a análise sobre o trabalho com a linguagem oral, leitura e escrita na escola. Além de outros aspectos do desenvolvimento, socioeducativos, históricos que perpassam a criança, as vivências constituem espaços de aprendizagens e desenvolvimento infantil. A aprendizagem das crianças acontece de forma eficiente já o incentivo às vivências diversas, a partir de estímulos físicos e cognitivos. Ao desconsiderar esses aspectos, corremos o risco de permanecer na tradicionalidade e mecanicidade, sem tornar os aprendizados reais e/ou significativos, formando cada vez mais humanos reprodutivistas. Como resultado da pesquisa, enfatizamos a importância das vivências na infância, além disso, percebemos que as profissionais durante os momentos consideram a criança como um ser histórico, cultural e social que carrega consigo bagagens, ou seja, existe um capital ativo em que as professoras valorizam. Por isso, a docência na Educação Infantil, principalmente, deve fortalecer a brincadeira, a cultura corporal, o ambiente, as pessoas e as relações que ali podem se formar, sendo papel do professor identificar as potencialidades e questões a serem trabalhadas, tornando a infância desafiante, alegre, instigante. Os resultados também refletem a importância da prática docente, visto que é essencial uma formação de qualidade e contínua para oferecer melhores vivências para as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10911_TB3608_17052024151015.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA MENDONÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "bianca.mendonca@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }