Na sociedade moderna, a leitura é indispensável para a formação social dos indivíduos. Compreende-se que, em uma civilização letrada, tudo a que se atribui importância é registrado através da escrita, portanto, a leitura contribui de forma significativa na interação dos sujeitos em sociedade, além de estar diretamente relacionada ao processo educacional e recreativo. Desta forma, a presente pesquisa foi realizada com discentes do Curso Técnico em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici, buscando analisar os hábitos de leitura e os entraves enfrentados no desenvolvimento desta prática. Para esse fim, foram aplicados trinta questionários com perguntas discursivas e objetivas, além da construção do referencial teórico utilizando trabalhos relacionados à leitura desenvolvidos por Oliveira (2020), Faistauer (2016) e Terra (2014). Nota-se, por meio dos dados obtidos, que o público alcançado é constituído majoritariamente por mulheres; a idade dos entrevistados concentrou-se entre 18 e 76 anos. No que concerne ao hábito de leitura, 36,7% indicaram possuí-lo, 33,3% declararam ler muito raramente e 30% afirmaram não cultivá-lo. Quando questionados quais os principais tipos de livros estavam habituados a ler, as respostas mais frequentes foram: Bíblia (56,7%), romance (43,3%), poesia (40%), histórias em quadrinho (20%) e cordel (20%). Sobre as dificuldades enfrentadas para desenvolver a prática da leitura, os principais motivos apontados concerniram na rotina agitada, falta de incentivo, dificuldade de ler, dificuldade de ter acesso a livros e alguns apontaram que apenas não gostam de ler. Mediante os resultados apresentados, nota-se a necessidade emergente da promoção de debates entre os docentes relacionado aos hábitos de leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, buscando incentivar o desenvolvimento da prática de leitura, bem como a elaboração de estratégias para a superação dos obstáculos apresentados.