A abordagem tradicional pode tornar o aprendizado da matemática menos atraente e relevante para os estudantes. Essa metodologia, frequentemente encontrada em livros didáticos, tende a tornar a disciplina técnica e descontextualizada, especialmente na geometria. Para enriquecer a discussão sobre a necessidade de uma educação matemática mais conectada à realidade, é fundamental destacar como a matemática pode ser integrada a situações práticas e cotidianas, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. Essa desconexão entre teoria e prática pode diminuir o interesse e a compreensão dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância da Geometria no Ensino Fundamental, mas não detalha métodos específicos de ensino. Em vez disso, promove uma abordagem pedagógica flexível e adaptável, incentivando o uso de diversos métodos de ensino e recursos tecnológicos conforme as necessidades dos estudantes. Uma análise detalhada da literatura acadêmica revelou uma lacuna significativa: não há estudos que documentem experiências de colaboração com estudantes do ensino básico na criação de um recurso educacional chamado WikiGeométrico. Esse recurso é uma plataforma interativa onde os alunos podem colaborar na construção do conhecimento geométrico, incluindo definições e exemplos. Embora existam pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais como o GeoGebra no ensino de geometria, nenhuma aborda essa combinação usando diversas linguagens. Este estudo propõe uma abordagem inovadora no ensino de geometria, envolvendo os estudantes ativamente na construção do conhecimento. Isso promove a compreensão dos conceitos geométricos e o desenvolvimento de habilidades de colaboração e pensamento crítico. Ao integrar o WikiGeométrico com ferramentas digitais como o GeoGebra, espera-se proporcionar uma experiência de aprendizado mais dinâmica e participativa. Essa abordagem pode estimular o interesse pela matemática e criar um ambiente de aprendizagem mais interativo e significativo. Portanto, a pesquisa não só preenche uma lacuna na literatura existente, mas também contribui de maneira original e relevante para o ensino de geometria, destacando a importância da colaboração entre estudantes e professores na criação de recursos educacionais inovadores e eficazes.